PUBLICIDADE

Lula

Lula já recebeu mais de 1,4 mil presentes desde janeiro; veja quais

Lista de itens para o presidente inclui desde alfinete a relógios e camisas de time

19 nov 2023 - 13h17
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já recebeu mais de 1,4 mil presentes desde que assumiu o cargo em janeiro. A lista inclui itens de diversos países, além de lembranças dadas por cidadãos comuns.

Segundo informações do jornal O Globo, a maior parte do volume veio justamente desse último grupo. Pessoas físicas enviaram 876 objetos que incluem suplemento alimentar, óleo essencial e pregador de roupas. 

Lula ainda recebeu 228 brindes de empresas, que também concederam presentes curiosos. Uma mineradora baiana, por exemplo, enviou um parafuso ao presidente, enquanto uma firma argentina ofereceu um alfinete.

A lista também engloba 161 camisas de diferentes fontes, sendo a maior parte de times de futebol. Corintiano, o presidente possui em seu acervo uma lembrança do atacante paraguaio Romero. Na quinta-feira, 16, também recebeu uma edição de Duílio Monteiro Alves, presidente do clube, durante reunião para negociar a dívida do Corinthians com a Caixa.

Quanto aos presentes de outras nações, a China é a campeã, com 31 objetos. A lista inclui um quimono da Universidade Agrícola do Sul da China (SCAU), uma escultura dada pelo Novo Banco do Desenvolvimento e um vaso ornamental da fabricante Huawei. A maior parte foi recebida durante a visita presidencial à Ásia, em abril. 

Além da China, outros 48 países entram na lista. A Angola, por exemplo, ofereceu 16 brindes, como esculturas e quadros. Dentre os itens do Japão, com a mesma quantidade, encontram-se um par de tênis, faca e um binóculo.

De Thiago Lacerda a Jean Wyllys: famosos viraram alvo da esquerda por criticar Lula De Thiago Lacerda a Jean Wyllys: famosos viraram alvo da esquerda por criticar Lula

Quanto à Arábia Saudita, o presente para Lula foi um porta-documentos dado por Mohammed bin Salman, primeiro-ministro e príncipe do país. Além disso, tanto Rússia quanto Ucrânia ofereceram seus cumprimentos após o Brasil se manter neutro na guerra: uma caixa e um porta-documentos, respectivamente.

Da Finlândia, a oferta foi de um relógio, enquanto Venezuela e Timor-Leste somam um total de 21 colares. Não há informações sobre o material dos itens.

Lula também ganhou lembranças de celebridades. Chris Martin, vocalista do Coldplay, deu a ele um violão autografado quando os dois se encontraram em março. Já o ganhador do Nobel da Paz, o indiano Kailash Satyarthi, concedeu dois livros — tipo de objeto mais comum entre os presentes, sendo 485 no total.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade