Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Lula diz que adversários devem estar mais preocupados que ele: 'Vai ser difícil derrotar a gente nas eleições'

Presidente afirmou que, se estiver com a motivação de hoje, será novamente candidato, mas pontuou que a decisão não depende só dele

9 out 2025 - 09h11
(atualizado às 09h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Lula afirmou que poderá se candidatar à reeleição em 2026 caso mantenha a motivação atual, destacou a preocupação de seus adversários e lidera as pesquisas de intenção de voto no primeiro e segundo turnos.
Lula diz que adversários devem estar mais preocupados que ele com as eleições de 2026
Lula diz que adversários devem estar mais preocupados que ele com as eleições de 2026
Foto: Reprodução/YouTube/Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na manhã desta quinta-feira, 9, que não depende só dele a decisão de ser candidato novamente e que seus possíveis adversários devem estar mais preocupados do que ele com a eleição de 2026.

"Se no momento que eu tiver que decidir [tentar uma reeleição], eu estiver com a motivação que estou hoje, com o físico de hoje e a vontade de hoje, eu não tenho dúvida nenhuma que serei candidato à Presidente da República para um quarto mandato", disse Lula em entrevista à rádio Piatã FM.

"Se eu estiver como estou, serei candidato para ganhar as eleições, porque tenho certeza que nossos possíveis adversários devem estar muito mais preocupados do que eu, porque eles sabem que vai ser difícil derrotar a gente nas eleições", acrescentou.

O presidente, no entanto, pontuou que a decisão de buscar uma reeleição também depende do partido e de outras pessoas que o apoiam.

Lula lidera em todos os cenários de 1º turno

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira mostra que Lula leva vantagem sobre todos os possíveis adversários na eleição de 2026. O petista lidera em todos os cenários de 1º turno, pontuando entre 35% e 43% das intenções a depender da lista de candidatos.

Lula também venceria todos os rivais no segundo turno se a eleição fosse hoje. O presidente, contudo, não tem mais da metade das intenções de voto em nenhum dos cenários devido ao número de indecisos e àqueles que declaram que votarão em branco, nulo ou não votarão.

A pesquisa aponta que o atual presidente ampliou a vantagem sobre o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), apontado como o principal nome da oposição neste momento. Tarcísio afirma que não embarcará na disputa pelo Palácio do Planalto e tentará a reeleição para o governo estadual.

Lula tem 45% de intenção de voto contra 33% de Tarcísio. A vantagem de 12 pontos percentuais (p.p.) do presidente sobre o governador é a maior registrada neste ano. Outros 19% disseram que votarão em branco ou nulo e há 3% de indecisos.

A Quaest entrevistou presencialmente 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais entre os dias 2 e 5 de outubro. O nível de confiança é de 95%. *(Com informações do Estadão Conteúdo).

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade