PUBLICIDADE

Política

Amigo vê Lula otimista: "cantará música 'Desesperar Jamais'"

Segundo correligionários, ex-presidente está "tranquilo, de bom humor" e "com energia para contestar a decisão" de Moro.

12 jul 2017 - 20h31
(atualizado às 20h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Após a divulgação da sentença que o condenou a 9 anos e meio de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou estar "tranquilo e de bom humor", de acordo com correligionários que conversaram com ele.

Segundo Luiz Marinho, ex-prefeito de São Bernardo e amigo pessoal do líder petista, ambos conversaram pouco depois da condenação de Lula no processo em que ele era acusado de ter recebido um tríplex no Guarujá em troca de favorecimentos ilícitos à empreiteira OAS durante seu governo.

Na conversa com Marinho, o ex-presidente chegou a fazer troça de sua situação ao dizer que pretender ensaiar para cantar duas músicas. Lula citou duas canções: Desesperar Jamais, de Ivan Lins, cujos primeiros versos são Desesperar jamais / Aprendemos muito nesses anos / Afinal de contas não tem cabimento / Entregar o jogo no primeiro tempo e outra, cujo cantor ou o título não mencionou, mas que diz me aguarde que eu tô voltando.

Moro condena Lula por corrupção e lavagem de dinheiro:

Já o ex-ministro da saúde e atual vice-presidente da executiva nacional do PT, Alexandre Padilha, disse que ele se mostrou "firme e cheio de energia pra contestar a decisão".

"Essa decisão sem fundamento deu ainda mais força para a candidatura. Ele vai ser candidato em 2018, nem que seja com contestação na Justiça", disse Padilha.

De acordo com Marinho, Lula deverá recorrer judicialmente da decisão em primeira instância, e sua postura é "muito calma".

Simpatizantes de Lula em protesto em São Paulo nesta quarta
Simpatizantes de Lula em protesto em São Paulo nesta quarta
Foto: BBC News Brasil

"Ele me disse: 'Tenho que passar por isso'. Ele até tinha dito no interrogatório (em 10 de maio): 'Moro, se o senhor não me condenar, vão te cobrar por conta de todas as mentiras espalhadas'", afirmou Marinho, que participava de um ato organizado às pressas pelo PT na avenida Paulista, em São Paulo, em desagravo a Lula no começo da noite desta quinta-feira. Padilha também estava no evento.

A manifestação, em frente ao Masp, não foi capaz de reunir um grande número de pessoas, mas os petistas e os movimentos sociais minimizaram o fato.

Lula
Lula
Foto: BBC News Brasil

"Foi um protesto emergencial, faz poucas horas da condenação. Vamos nos mobilizar muito mais contra essa condenação absurda", disse Guilherme Boulos, do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto).

Lula não participou do protesto e passou a tarde no Instituto Lula, no Ipiranga, zona sul de São Paulo. Ainda na avenida Paulista, alguns manifestantes contrários ao ex-presidente se reuniram e soltaram fogos para comemorar a decisão de Moro.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade