Lula apresenta livro do ex-primeiro-ministro português Sócrates
O livro A confiança no mundo: sobre a tortura na democracia, do ex-primeiro-ministro português José Sócrates, foi lançado nesta quarta-feira em Lisboa com apresentação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros dirigentes da esquerda.
Resultado da dissertação de mestrado em Teoria Política que Sócrates defendeu no instituto universitário Science Po, de Paris, o livro é uma crítica ao uso indiscriminado da tortura pelos países democráticos a partir de 11 de setembro de 2001, quando aconteceu o ataque contra as Torres Gêmeas de Nova York.
O socialista Sócrates, 56 anos, esteve à frente do governo de Portugal entre 2005 e 2011, quando se viu levado a renunciar por não contar com os apoios parlamentares necessários para a aprovação do orçamento. Nas eleições convocadas, os socialistas perderam o poder.
Em maio de 2011, semanas antes da realização das eleições, Portugal solicitou um resgate financeiro de 78 bilhões de euro à União Europeia e ao Fundo Monetário Internacional para evitar a quebra.
Em seu discurso, Lula, presidente entre 2002 e 2010, ressaltou que "quando a direita tem medo de perder o poder, induz à sociedade a se desinteressar pela política".
Lula foi convidado por Sócrates para escrever o prefácio da obra. Além dele, estiveram presentes o ex- presidente português Mário Soares e o prefeito de Lisboa, António Costa.