Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Líder do PL sai em defesa de Eduardo Bolsonaro: 'Quero garantir que ele vai terminar o mandato'

Após reunião com Jair Bolsonaro na Câmara, parlamentares da sigla se manifestaram a favor do deputado licenciado, atualmente nos EUA

21 jul 2025 - 17h41
(atualizado às 18h32)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Líder do PL, Sóstenes Cavalcante, defendeu Eduardo Bolsonaro, ausente nos EUA após o fim da licença parlamentar, garantindo apoio para que ele conclua o mandato apesar do risco de perda por não comparecer às sessões da Câmara.
Líder do PL na Câmara diz que Brasil vive ‘ditadura da toga’ ao criticar decisão de Moraes sobre Bolsonaro:

O deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do PL na Câmara dos Deputados, saiu em defesa de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos mesmo após o fim da licença parlamentar, e disse que vai 'garantir' que o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) 'terminará o mandato'.

A declaração se deu em entrevista coletiva dos membros do PL, na Câmara, na tarde desta segunda-feira, 21. À imprensa, Sóstenes Cavalcante afirmou que a sigla adotar 'matérias legislativas e soluções políticas' em defesa ao mandato de Eduardo Bolsonaro. 

Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em sessão deliberativa na Câmara dos Deputados, em fevereiro de 2025
Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em sessão deliberativa na Câmara dos Deputados, em fevereiro de 2025
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

"Tudo [o que for possível] para o Eduardo Bolsonaro, toda a bancada do PL e da oposição, nós faremos. No nosso caso, quero garantir que ele vai terminar o mandato. Qual é a forma que vamos usar para isso? Seja votando matérias legislativas ou com soluções políticas", disse, sem detalhar as estratégias do partido. 

O deputado ainda afirmou que Eduardo Bolsonaro exercerá o mandato parlamentar 'onde mora hoje', ou seja, nos Estados Unidos. O regimento interno da Câmara dos Deputados, no entanto, não prevê o exercício de mandato no exterior

Após reunião com Bolsonaro, Damares Alves e Magno Malta dizem que impeachment de Moraes será a pauta da oposição no Senado:

A licença de Eduardo Bolsonaro chegou ao fim oficialmente neste domingo, 20. Ele deve ser reconduzido automaticamente ao cargo, mas, nos Estados Unidos, não deve comparecer às sessões parlamentares e pode, por isso, perder o mandato mais à frente.

Em entrevista à Coluna do Estadão no último dia 14, Eduardo comentou a sua situação. "Por ora, eu não volto [para o Brasil]. A minha data para voltar é quando Alexandre de Moraes não tiver mais força para me prender. Estou falando com alguns assessores. Se for o caso de perder o mandato, vou perder o mandato e continuar aqui. O trabalho que estou fazendo aqui é mais importante do que o trabalho que eu poderia fazer no Brasil."

Eduardo Bolsonaro pediu licença do cargo como deputado federal em 18 de março de 2025. À época, solicitou 122 dias: dois para tratamento de saúde e 120 por motivos particulares. Em entrevista, justificou: "Irei me licenciar sem remuneração para que possa me dedicar integralmente e buscar sanções aos violadores de direitos humanos. Aqui, poderei focar em buscar as justas punições que Alexandre de Moraes e a sua Gestapo da Polícia Federal merecem". Sua vaga foi assumida pelo suplente José Olímpio (PL-SP).

Atualmente, conforme o Art. 235 do Capítulo III do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, um parlamentar pode obter licença para "tratar, sem remuneração, de interesse particular, desde que o afastamento não ultrapasse cento e vinte dias por sessão legislativa".

Um deputado federal só tem declarada sua vacância em três casos: morte, renúncia ou perda de mandato. O Art. 240 destaca que perde o mandato quem "deixar de comparecer, em cada sessão legislativa ordinária, à terça parte das sessões extraordinárias da Câmara, salvo licença ou missão autorizada".

Membros do PL deram entrevista coletiva na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira, 21
Membros do PL deram entrevista coletiva na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira, 21
Foto: Alan Santos/Câmara dos Deputados
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade