PUBLICIDADE

Política

Lava Jato aciona EUA para chegar ao operador da Odebrecht

Investigadores americanos atuarão na triagem de depósitos de propina feitos em contas do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa

22 jun 2015 - 09h30
(atualizado em 25/9/2015 às 12h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Americanos cooperam nas investigações de depósitos em contas de Paulo Roberto Costa
Americanos cooperam nas investigações de depósitos em contas de Paulo Roberto Costa
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

A força-tarefa do Ministério Público Federal terá auxílio das autoridades dos Estados unidos para tentar desmontar a engrenagem que seria utilizada pela Construtora Norberto Odebrecht para pagamentos de propinas via empresas offshores em nome de terceiros e contas secretas no exterior. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo. Na sexta-feira, Marcelo Bahia Odebrecht, presidente da companhia, foi preso junto com outros 11 executivos do grupo e da construtora Andrade Gutierrez.

De acordo com a publicação, investigadores dos Estados Unidos atuarão na triagem dos depósitos de propina feitos em contas que eram do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. Costa devolveu R$ 23 milhões apreendidos na Suíça que são utilizados como provas materiais pelo MPF – o órgão acredita que os valores têm ligação com a Odebrecht.

Siga Terra Notícias no Twitter

De acordo com a publicação, o doleiro Bernardo Schiller Freiburghaus – que está na Lista Vermelha de procuradores da Interpol – é figura central nas investigações da Lava Jato em parceria com os americanos. Ele é acusado de ser o operador das propinas da Odebrecht.

A força-tarefa da Lava Jato pedirá a autoridades americanas a ampliação do rastreio de dados bancários, agora envolvendo o suposto operador de propinas da construtora, referente às transações bancárias que passaram pelos Estados Unidos.

Segundo o Estadão, Freiburghaus é cidadão suíço, com mãe brasileira, e morava no Rio de Janeiro, onde era dono da Diagonal Investimentos. Após se deflagrada em março de 2014 a fase ostensiva da Operação Lava Jato, ele deu baixa em seu passaporte brasileiro e voltou para a Suíça, onde mora.

Em contato com o jornal, a Odebrecht afirmou que não possui, nem nunca possuiu, qualquer relação com Bernardo Freiburghaus. Além disso, ressaltou que não fez nenhum pagamento de propina a qualquer executivo da Petrobras.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade