Kim Jong-Un, Putin e Dilma vão participar de desfile militar na China
O presidente da China, Xi Jinping, irá receber no próximo dia 3 de setembro, em Pequim, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, além do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e da ex-presidente Dilma Rousseff, em um desfile militar.
O presidente da China, Xi Jinping, irá receber no próximo dia 3 de setembro, em Pequim, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, além do líder da Coreia Popular, Kim Jong-un, e da ex-presidente Dilma Rousseff, em um desfile militar que celebra os 80 anos do fim da Segunda Guerra no Pacífico.
Também devem participar da solenidade líderes alinhados com China e Rússia, como Miguel Díaz-Canel, de Cuba, e Alexander Lukashenko, de Belarus, entre outros.
Entre os líderes europeus estarão o presidente da Sérvia, Aleksandar Vučić, e o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, único representante da União Europeia no evento. Da região do Cáucaso, participarão o premiê da Armênia, Nikol Pashinyan, e o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, que recentemente selaram um acordo de paz após décadas de conflitos.
Representantes africanos, como os líderes da República Democrática do Congo e do Zimbábue, e de outros países do Sudeste Asiático, como Camboja, Vietnã, Laos, Indonésia e Malásia, também estarão presentes, já que a China busca reforçar sua influência nessas regiões.
Segundo a agência estatal Xinhua, o presidente chinês fará um discurso reforçando o papel de Pequim como protagonista na Ásia. Para garantir a segurança, as autoridades já implementaram bloqueios de tráfego, restrições ao transporte e aumento significativo do efetivo policial nas ruas.
O que foi a Segunda Guerra do Pacífico?
A Segunda Guerra do Pacífico, parte da Segunda Guerra Mundial, ocorreu entre 1937 e 1945, envolvendo principalmente o Japão e os países aliados, como Estados Unidos, China e Reino Unido. O conflito começou com a expansão militar japonesa na Ásia, incluindo a ocupação da China e de territórios do Sudeste Asiático. O ataque a Pearl Harbor, em 7 de dezembro de 1941, marcou a entrada dos Estados Unidos na guerra. A campanha culminou com a derrota do Japão após os bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki, em agosto de 1945, encerrando oficialmente o conflito no Pacífico.