Humberto Costa participa de seminário com discurso de Nicolás Maduro, no México
O senador Humberto Costa (PT) participou, na última sexta-feira, 26 de setembro, da palestra de Nicolás Maduro, durante seminário no México.
O senador Humberto Costa (PT) participou, na última sexta-feira, 26 de setembro, da palestra de Nicolás Maduro, durante o "XXIX Seminário Internacional Os partidos e uma nova sociedade", promovido na Cidade do México pelo Partido do Trabalho mexicano.
Maduro declarou, de forma remota e que pode "expor claramente a verdade da Pátria Socialista, face ao cerco permanente do imperialismo americano", em referência à pressão do governo dos Estados Unidos.
Na mesma fala, o venezuelano acrescentou:
"Em nome do povo venezuelano, participei do XXIX Seminário Internacional 'Os Partidos e uma Nova Sociedade', realizado na Cidade do México e organizado pelos irmãos e irmãs do Partido do Trabalho (PT). Esta tribuna de pensamento e ação permitiu-nos expor claramente a verdade da Pátria Socialista, face ao cerco permanente do imperialismo americano, que com os seus navios de guerra pretende pilhar os nossos recursos e agredir o povo decente, trabalhador e profundamente consciente da sua história."
Já Humberto Costa destacou que o seminário reuniu lideranças de esquerda que defendem "soberania, direitos plenos e justiça social como bandeiras".
O petista afirmou ainda:
"Construindo pontes para um mundo melhor! Encontro no México reúne lideranças progressistas em diálogo por uma ordem global mais justa. Com soberania, direitos plenos e justiça social como bandeiras, pavimentamos juntos o caminho para construção de uma sociedade mais justa. Ótimas conversas com Alberto Anaya (México), Marco Consolo (Itália), Hugo Móldiz (Bolívia), Andrei Shakulov, (Rússia), Adriana Salvatierra (Bolívia), Valeria Duarte (México), Omar Ramírez (Bolívia), Sacha Llorenti (Bolívia), Andrónico Rodríguez (Bolívia), Tania Díaz Roy e Alberto Daza (Venezuela)."
MST apoia Maduro
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) divulgou uma nota pública em que expressa solidariedade ao povo da Venezuela diante do que classificou como uma "nova ofensiva do imperialismo estadunidense contra a Revolução Bolivariana".
Na declaração, o movimento denuncia as ações do governo dos Estados Unidos contra o presidente venezuelano Nicolás Maduro e convoca a população brasileira a apoiar a Venezuela, a quem se refere como "país irmão".
"Apoiamos o povo venezuelano frente às ameaças e ataques do imperialismo. Denunciamos as ações dos Estados Unidos contra o presidente Nicolás Maduro e conclamamos o povo brasileiro a se solidarizar com a luta da Venezuela", diz o texto.
O MST é historicamente alinhado a governos de esquerda na América Latina e tem mantido relações próximas com lideranças do governo venezuelano.