Heráclito chama Suplicy de 'corno' no Piauí; PT reage
- Yala Sena
- Direto de Teresina
O PT do Piauí divulgou nesta quarta-feira nota de repúdio ao senador Heráclito Fortes (DEM-PI) que, durante entrevista a um canal de televisão em Teresina, chamou o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) de "corno" e "idiota". A declaração causou revolta entre os petistas e motivou o Diretório a divulgar documento em solidariedade a Suplicy.
O episódio ocorreu na última sexta-feira, quando Heráclito falava do bate-boca que teve com o Suplicy sobre as obras do aeroporto internacional de São Raimundo Nonato. O democrata chegou a dizer que o Suplicy havia "se idiotizado por completo" ao elogiar o aeroporto do Piauí.
O presidente regional do PT, Fábio Novo, disse que falou hoje pela manhã com Suplicy, que lamentou a posição de Heráclito. "Como presidente do PT me solidarizei com o senador e o informei da nota do partido. Ele (Suplicy) disse que a linguagem utilizada por Heráclito foi, no mínimo, inadequada e que esperava um pedido de desculpas", informou Fábio Novo.
O PT do Piauí encaminhou cópia da fita do programa ao líder do PT no Senado, Aloísio Mercadante, que também lamentou o fato.
Veja a íntegra da nota do PT:
O Partido dos Trabalhadores do Piauí vem a público se solidarizar com o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) que, na última sexta-feira (16), foi ofendido em programas de televisão, veiculados em Teresina e em todo o Estado do Piauí, pelo senador Heráclito Fortes (DEM-PI). Entre outros impropérios, Heráclito chamou o senador Suplicy de "corno" e afirmou, sem nenhuma cerimônia, que o político paulista havia "idiotizado-se por completo".
O festival de agressões gratuitas, dirigido a Suplicy, deu-se meramente porque o senador petista elogiou as obras erguidas pelo governador Wellington Dias em sua atual gestão, dentre elas o aeroporto internacional de São Raimundo Nonato, um dos maiores marcos da administração de Wellington.
O PT do Piauí entende que é lamentável a postura do senador Heráclito Fortes, que faltou com o devido respeito a seu colega de parlamento, injuriou um dos políticos mais influentes da nação e envergonhou o povo piauiense com um comportamento tão mesquinho e deplorável. O Partido dos Trabalhadores sabe que os debates acalorados são próprios da política partidária, mas entende que o mínimo de dignidade e respeito deve ser mantido entre os pares, principalmente se um dos interlocutores é um homem de honradez e brio como Eduardo Suplicy.
Ao tempo em que condena tais atitudes, como a do senador Heráclito Fortes, o PT do Piauí crê que tais afrontas sequer nodoarão a trajetória de Eduardo Suplicy, atingido frontalmente - e, frise-se: gratuitamente - em sua honra, mas já absolvido no imaginário popular pela sua história de lutas, de glórias, de empenho pelo Brasil. Também pelo defensor que Suplicy sempre foi - e é - do Piauí, e deste povo respeitoso, humilde e pacífico, que enobrece este estado.