Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Gustavo Feliciano toma posse no cargo de ministro do Turismo em cerimônia com Lula

Cerimônia de posse foi realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, na manhã desta terça-feira, 23; Feliciano substitui Celso Sabino

23 dez 2025 - 10h46
(atualizado às 11h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Gustavo Feliciano tomou posse como ministro do Turismo, substituindo Celso Sabino, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, com a presença de Lula, autoridades e indicando alinhamento político estratégico do governo com o União Brasil.
Gustavo Feliciano toma posse no cargo de ministro do Turismo em cerimônia com Lula
Gustavo Feliciano toma posse no cargo de ministro do Turismo em cerimônia com Lula
Foto: Reprodução/Canal Gov

O novo ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, assumiu o comando da pasta na manhã desta terça-feira, 23. A cerimônia de posse foi realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e de outras autoridades. 

"Fazer parte do seu governo é um sonho", afirmou Feliciano à Lula. "Tenho certeza que irei fazer o meu melhor, que é o mínimo, é a minha obrigação. Esse é um governo que tem um lado: o lado do povo brasileiro. E o turismo tem que ser do povo, pelo povo e para o povo, promovendo eventos que geram alegria e a geração de emprego e renda. Turismo não pode ser só de rico, tem que ser de todos", acrescentou.

"Quero ajudar a encontrar harmonia e solução para que o Brasil possa vencer seus enormes problemas", disse ainda Gustavo Feliciano.

A nomeação do ministro foi publicada na última sexta-feira, 19, no Diário Oficial da União (DOU). Ele substitui Celso Sabino, demitido no dia 17 de dezembro. Sabino também esteve na cerimônia de posse de Feliciano e exaltou as políticas do governo Lula e as ações do Ministério do Turismo.

Em discurso na cerimônia, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), reconheceu o trabalho feito por Sabino à frente da pasta e disse que Lula atender a indicação de Gustavo Feliciano para ministro "demonstra sensibilidade política e a capacidade de agregar e trazer ao Ministério um paraibano jovem, com currículo de dedicação à área de turismo". 

"Não tivemos um ano fácil, de muitos desafios e embates, mas um ano que o Congresso Nacional não faltou ao governo do senhor. Tivemos aprovação importantes", afirmou ainda Motta ao presidente da República.

Indicação de Gustavo Feliciano

Natural de Campina Grande (PB), Gustavo Feliciano é formado em Direito e atuou como secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do estado da Paraíba entre 2019 e 2021. Ele também já foi diretor-presidente da União de Ensino Superior de Campina Grande (Unesc).

Gustavo Feliciano foi indicado por Hugo Motta e é filho do deputado federal Damião Feliciano (União-PB). Ele foi o nome escolhido pelo União Brasil, que detém o comando do ministério, para assumir a vaga.

Apesar do rompimento do União Brasil com o Palácio do Planalto desde setembro, aproximadamente 25 dos 59 deputados do partido ainda votam com o governo. Foi justamente essa fatia da bancada que pediu a troca de Sabino para continuar aprovando os projetos de interesse da gestão Lula.

Ao decidir pela demissão de Sabino, o presidente afagou a ala governista da legenda, de olho no apoio à sua candidatura a um novo mandato, em 2026. Embora não tenha o apoio formal do Centrão, a estratégia de Lula consiste em conquistar a adesão de frações dos partidos que compõem o grupo.

O União Brasil continua no comando de três ministérios: além do Turismo - pasta sob controle da bancada na Câmara -, a legenda tem Comunicações e Integração e Desenvolvimento Regional, cargos indicados pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). *(Com informações do Estadão Conteúdo).

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade