Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Governistas veem manifestações como 'virada' contra anistia e apostam em mais apoio a Lula

Manifestantes pró-Lula foram às ruas neste domingo para criticar a proposta de anistia a condenados por tentativa de golpe e a PEC da Blindagem puxada por bolsonaristas no Congresso

21 set 2025 - 16h00
(atualizado às 19h31)
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acreditam que a adesão às manifestações pelo País contra a anistia e a PEC da Blindagem terá poder de frear a tramitação das propostas e de manter a pressão contra condenados por tentativa de golpe de Estado.

Em outra frente, governistas veem que, com esses projetos em pauta, em especial o que protege parlamentares processados, a oposição permite que o Palácio do Planalto consiga mais apoio para os projetos que quer priorizar.

Manifestação de apoiadores do presidente Lula contra PEC da Blindagem e anistia a bolsonaristas, em Brasília
Manifestação de apoiadores do presidente Lula contra PEC da Blindagem e anistia a bolsonaristas, em Brasília
Foto: Vinícius Valfré/Estadão / Estadão

Os atos convocados por centrais sindicais, partidos de esquerda e artistas ocorrem em todas as capitais brasileiras neste domingo, 21. Os principais foram marcados para Rio de Janeiro e São Paulo.

Na manifestação em Brasília, os manifestantes pediram para que o Congresso foque em projetos como o do fim da da escala 6 por 1 e o que isenta o Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS), ex-ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, afirmou que Lula e o governo saem fortalecidos das manifestações.

"O apoio ao presidente Lula neste momento acaba sendo o grande guarda-chuva dessas pautas de salário mínimo, escala 6 por 1, soberania nacional. Mesmo sendo um ato difuso, com certeza fortalece esse campo popular e democrático", disse.

Ato de apoiadores do governo Lula contra anistia a bolsonaristas e PEC da Blindagem, em Brasília, foi marcado por críticas ao Congresso
Ato de apoiadores do governo Lula contra anistia a bolsonaristas e PEC da Blindagem, em Brasília, foi marcado por críticas ao Congresso
Foto: Vinícius Valfré/Estadão / Estadão

Líder do PT na Câmara, o deputado Lindbergh Farias (RJ) afirmou que os atos representam para o governo uma "virada" na pauta.

"O projeto da anistia e a PEC da blindagem perdem força. Essa revisão de penas também. A gente espera que essa virada popular facilite a aprovação de projetos que têm interesse do governo e da população brasileira", declarou à reportagem.

José Dirceu discursa durante protesto contra PEC da Blindagem
José Dirceu discursa durante protesto contra PEC da Blindagem
Foto: Vinícius Valfré/Estadão / Estadão

Um dos mais cortejados no ato realizado em Brasília, o ex-ministro José Dirceu disse que o Congresso para o País para votar impunidade, enquanto trava matérias de interesse de uma maioria da população.

"Eles bloqueiam a isenção do Imposto de Renda, o vale-gás, a isenção da conta de luz e param o País para votar a PEC da impunidade. Mas o Brasil está mudando, a prova somos nós aqui hoje e em todo o Brasil", afirmou.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade