PUBLICIDADE

Política

Após atrito, governador do RJ exonera o próprio vice de cargo em secretaria, visando 2026

Cláudio Castro demitiu Thiago Pampolha de posto de secretário do Meio Ambiente após vice mudar de partido para concorrer ao governo estadual

4 mar 2024 - 17h04
(atualizado às 17h55)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Vice-governador do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha foi demitido do cargo de secretário estadual do Meio Ambiente pelo governador do Estado, Cláudio Castro, devido a desconfianças entre os dois desde o começo do ano e sua filiação ao MDB. Bernardo Rossi o substituirá.
Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro
Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro
Foto: PEDRO KIRILOS

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, decidiu demitir seu próprio vice, Thiago Pampolha, do cargo de secretário estadual do Meio Ambiente. A exoneração será comunicada durante uma reunião entre os dois no Palácio Guanabara ainda nesta segunda-feira, 4. 

De acordo com o jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, a decisão foi motivada por uma série de desgastes e desconfianças que surgiram entre os dois desde o início do ano. Para substituir Pampolha, Castro designou Bernardo Rossi, que anteriormente chefiava a Secretaria de Governo. 

O rompimento entre os dois ocorreu quando o vice optou por deixar o União Brasil para ingressar no MDB, visando uma possível candidatura ao governo estadual em 2026. Castro manifestou descontentamento e tentou impedir a mudança, sem sucesso. Além disso, ele se incomodou com o protagonismo de seu auxiliar durante a crise das chuvas de janeiro.

Após a filiação de Pampolha ao MDB, realizada em São Paulo para evitar novos conflitos com o chefe do Executivo estadual, houve uma tentativa de reaproximação entre a dupla durante o carnaval. Na ocasião, o governador e vice posaram para fotos juntos, mas a trégua durou pouco: nos últimos dias, ocorreu um novo afastamento entre eles, culminando na demissão de Pampolha da secretaria.

Após três anos à frente da secretaria, Pampolha agora se concentrará exclusivamente no cargo de vice, para o qual foi empossado em janeiro de 2023. 

Quem é Pampolha

Indicado por Castro para substituir Wilson Witzel, que estava afastado do cargo de governador, Pampolha ocupava o cargo na área ambiental desde outubro de 2020. A única interrupção ocorreu durante as eleições de 2022, quando o vice deixou a secretaria para concorrer à reeleição como deputado estadual. Ele foi convidado a retornar após Washington Reis ser impedido pelo TRE do Rio de integrar a chapa de Castro.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade