Globo convida Pablo Marçal para debate; veja data e como será
Confronto entre candidatos à Prefeitura de São Paulo contará com quatro blocos e não terá plateia; Guilherme Boulos, Ricardo Nunes e Tabata Amaral também vão participar do debate
A TV Globo promoverá o último debate do primeiro turno das eleições de 2024 nesta quinta-feira, 3, às 22h. Para o encontro, a emissora convidou os candidatos à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB) e será mediado pelo jornalista César Tralli.
Dois critérios foram utilizados para escolher os participantes, segundo a emissora: candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares - como estabelece a legislação eleitoral - e candidatos que tenham alcançado pelo menos 6% das intenções de voto na última pesquisa Quaest, que foi divulgada em 30 de setembro.
Pivô de confusões nos encontros entre postulantes ao cargo de prefeito em São Paulo, o influenciador Pablo Marçal pode ou não ser convidado para os embates, segundo a legislação. Mesmo aparecendo entre os três primeiros colocados nas principais pesquisas de intenção de voto, Marçal é filiado ao PRTB, que não possui nenhum representante no Legislativo federal atualmente.
No debate, os candidatos estarão lado a lado no estúdio, e não haverá plateia. A transmissão será dividida em quatro blocos, sendo o primeiro e o terceiro com temas livres e o segundo e o quarto com temas determinados. Em cada bloco, um candidato, escolhido por sorteio, fará uma pergunta a um adversário que ainda não tiver respondido no determinado bloco. Cada participante deve fazer e responder a uma pergunta em cada bloco.
Os tempos designados são 40 segundos para perguntas, um minuto e 40 segundos para respostas, um minuto e 15 segundos para réplicas e um minuto para tréplicas. A Globo informou pode alterar esses tempos conforme julgar necessário. Ao final do debate, cada candidato terá dois minutos para considerações finais.
O debate será transmitido por TV Globo, GloboNews, pelo portal G1 e pelo streaming Globoplay.