Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Gleisi diz que novas ameaças do governo Trump confirmam 'traição' de Bolsonaro

Ministra diz que ex-presidente 'incita uma potência estrangeira a atacar e punir os responsáveis pela Justiça em nosso País'

16 set 2025 - 10h38
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, disse nesta terça-feira, 16, que as novas ameaças do governo de Donald Trump contra o Brasil "apenas confirmam a traição de Jair Bolsonaro". Em publicação no X (antigo Twitter), Gleisi disse que o ex-presidente "incita uma potência estrangeira a atacar e punir os responsáveis pela Justiça em nosso País".

A ministra citou nominalmente o secretário de Estado, Marco Rubio, e a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, dizendo que eles mentem sobre o julgamento do ex-presidente na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

"O secretário de estado Marco Rubio e a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, sabem muito bem que estão mentindo sobre o julgamento de Bolsonaro e seus cúmplices pelo STF. Eles foram condenados no devido processo legal por tentativa de golpe. Ao contrário do que difundem, o processo preservou o Estado de Direito democrático no Brasil", afirmou a ministra.

Gleisi Hoffmann criticou integrantes do governo dos EUA, dizendo que eles mentem sobre o julgamento do ex-presidente na Primeira Turma do STF
Gleisi Hoffmann criticou integrantes do governo dos EUA, dizendo que eles mentem sobre o julgamento do ex-presidente na Primeira Turma do STF
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

Segundo Gleisi, "ilegal, autoritário e abusivo é atentar contra a soberania de outro país, como vem fazendo o governo Trump para livrar Bolsonaro das penas a que foi condenado".

Rubio disse, em entrevista à Fox News na segunda-feira, 15, que os Estados Unidos vão anunciar nos próximos dias medidas em resposta à condenação de Bolsonaro. Disse que os ministros do STF foram "juízes ativistas" e reforçou o discurso de perseguição contra o ex-presidente.

"Portanto, haverá uma resposta dos EUA a isso, e teremos alguns anúncios na próxima semana sobre quais medidas adicionais pretendemos tomar", afirmou.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade