Fotógrafo foi a primeira pessoa a avisar Lula sobre atos golpistas
Ricardo Stuckert, fotógrafo oficial da Presidência da República, mostrou as imagens das invasões no DF para o presidente
Fotógrafo oficial da Presidência da República, Ricardo Stuckert foi a primeira pessoa a avisar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre as invasões golpistas aos prédios dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro de 2022.
Lula estava em agenda oficial em Araraquara, no interior de São Paulo. Na ocasião, a cidade sofria com fortes chuvas de verão. O presidente tinha acabado de desembarcar quando foi informado no carro sobre os atos em andamento na capital federal.
"Quando eles entram no carro é o momento que o Ricardo Stuckert, que é o fotógrafo oficial e não estava no carro — no carro estava só o presidente, o motorista, um segurança e o prefeito —, manda para o celular do prefeito e fala 'mostra essas imagens para o presidente' ", contou a jornalista Julia Duailibi ao podcast O Assunto desta segunda-feira, 8.
O presidente não usa celular e geralmente é atualizado sobre questões imediatas por seu chefe de gabinete, Marco Aurélio Santana Ribeiro, por Stuckert quando o fotógrafo está presente, ou por quem estiver mais próximo, como foi o caso de Edinho naquele dia.
"Então, Edinho pega o telefone e mostra para o presidente da República: 'olha só o que está acontecendo em Brasília'. Então, neste momento, dentro deste carro, é que o presidente é informado sobre o que a gente pode dizer hoje que foi uma tentativa de golpe. E aí ele começa a pedir para o segurança que estava na frente para telefonar para os ministros", completou Julia.