Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Em meio a tarifaço e prisão de Bolsonaro, deputados deixam fim do foro privilgiado fora da pauta

Foro privilegiado e anistia ficam fora da pauta da semana; Câmara prioriza debate sobre crimes digitais

12 ago 2025 - 16h21
(atualizado às 16h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Reunião de Líderes. Dep. Lindbergh Farias (PT - RJ)
Reunião de Líderes. Dep. Lindbergh Farias (PT - RJ)
Foto: Marina Ramos / Câmara dos Deputados

Em meio às discussões sobre reforma tributária e ao impacto político da prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, a Câmara dos Deputados decidiu não incluir, na pauta desta semana, projetos considerados sensíveis, como o que trata da extinção do foro privilegiado e a proposta de anistia. A decisão foi tomada durante a reunião do colégio de líderes nesta segunda-feira, 12.

Segundo o líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), houve consenso entre os partidos para barrar o avanço desses temas neste momento. “Já definiu que o foro não vai entrar. Esse era o grande debate hoje aqui. Nem foro, nem anistia entraram. A pauta da chantagem não se impôs no dia de hoje”, afirmou o parlamentar após o encontro.

De acordo com Lindbergh, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Repblicanos-PB), ouviu os partidos, mas ainda não definiu por completo a pauta da semana. A expectativa é que haja nova reunião de líderes na próxima quinta-feira,15, para reorganizar os trabalhos. “Quinta-feira tem outra reunião do colégio de líderes. Vamos continuar debatendo a pauta com base nas prioridades definidas pelos partidos”, disse.

Entre os pontos destacados pelo líder petista está a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos, que o partido busca votar ainda em agosto. Segundo ele, o governo trabalha para aprovar o texto no Congresso até o fim de setembro. “Estamos insistindo nisso. Aprovando na Câmara no máximo na próxima semana, dá tempo de passar pelo Senado dentro do prazo”, afirmou.

Outro tema considerado prioritário pelo governo é a proteção de crianças e adolescentes na internet. De acordo com Lindbergh, houve consenso entre as bancadas para a realização de uma Comissão Geral na próxima semana, dedicada ao debate sobre adultização de menores e crimes digitais. “O presidente Hugo Motta disse que é prioridade total por parte dele”, destacou.

Durante a reunião, também foi acordado que cada partido indicaria até dois projetos prioritários para votação nesta semana, o que deve resultar em uma pauta mais leve. “Vamos ter uma semana de pauta mais tranquila aqui, sem anistia, sem foro, mas com outros projetos indicados pelas bancadas”, disse Lindbergh.

Está prevista uma reunião entre a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o presidente da Câmara, Hugo Motta, além de líderes partidários. O encontro deve tratar da articulação para avançar com os temas de interesse do governo. O encontro será nesta quarta-feira,13. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade