PUBLICIDADE

Política

Em meio a reforma ministerial, Dilma se encontra com Lula em SP

Mentor político da presidente, Lula já foi consultado por Dilma antes de ela realizar movimentos importantes

3 abr 2013 - 11h20
(atualizado às 11h38)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O encontro de Dilma e Lula acontece no dia em que a presidente deu seguimento à reforma ministerial</p>
O encontro de Dilma e Lula acontece no dia em que a presidente deu seguimento à reforma ministerial
Foto: Bruno Santos / Terra

A presidente Dilma Rousseff embarca na manhã desta quarta-feira para São Paulo, onde se encontrará com seu antecessor, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mentor político dela, Lula já foi consultado por Dilma antes de ela realizar movimentos estratégicos importantes. Um exemplo foi o convite a Marta Suplicy (PT-SP) para o Ministério da Cultura em troca do apoio da petista a Fernando Haddad na prefeitura de São Paulo.

A viagem da presidente tem caráter confidencial, mas foi confirmada por fontes da Presidência ao Terra. O encontro de Dilma e Lula acontece no dia em que a presidente deu seguimento à reforma ministerial que solidifica a base aliada um ano antes do pleito de 2014, na qual ela será candidata à reeleição. Uma das principais preocupações de Dilma, segundo interlocutores ouvidos em condição de anonimato, é com a candidatura de Eduardo Campos (PSB).

Além de significar um racha na base, o pessebista - hoje governador de Pernambuco - pode tirar a vantagem que a presidente tem no Nordeste. Além dos assuntos eleitorais, a presidente ainda tem como pendência a indicação de um nome para comandar a recém-criada Secretaria da Micro e Pequena Empresa, que tem status de ministério. A pasta deverá incluir o PSD no primeiro escalão do governo e o nome mais cotado para comandá-la é o do vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade