Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Eduardo da Fonte viabiliza início de testes para diagnóstico do autismo a partir dos 16 meses

O Ministério da Saúde anunciou a adoção da nova linha de cuidado nacional para o Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendendo a um pedido do deputado federal.

22 set 2025 - 14h55
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério da Saúde anunciou a adoção de uma nova linha de cuidado nacional para o Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendendo a um pedido do deputado federal Eduardo da Fonte (PP/UP), autor do Projeto de Lei 443/2024, que torna obrigatória a aplicação do teste M-CHAT no SUS para crianças entre 16 e 30 meses.

Eduardo da Fonte.
Eduardo da Fonte.
Foto: Divulgação / Portal de Prefeitura

Com a medida, profissionais da atenção primária em postos de saúde de todo o país passarão a realizar o teste de triagem em todas as consultas pediátricas, permitindo a identificação precoce de sinais do TEA.

O objetivo é garantir o diagnóstico e, principalmente, a intervenção o mais cedo possível.

Os estímulos e terapias podem começar mesmo antes do diagnóstico definitivo, reduzindo impactos no desenvolvimento infantil.

"Esse é um avanço histórico na saúde pública e na defesa das famílias atípicas. Nosso projeto garantiu que o SUS assegure a todas as crianças brasileiras a oportunidade de um diagnóstico precoce e de receberem os estímulos necessários desde cedo", afirmou Eduardo da Fonte.

A diretriz também fortalece o Projeto Terapêutico Singular (PTS), que prevê planos de tratamento individualizados construídos por equipes multiprofissionais em conjunto com as famílias. 

Eduardo da Fonte é homenageado 

Na sexta-feira, 19 de setembro, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, ocorreu a cerimônia de formatura dos alunos do projeto "Sim à vida. Não às drogas", do Instituto Saravida. O deputado federal Eduardo da Fonte (PP), compareceu, foi homenageado e fez questão de ressaltar e elogiar a iniciativa.

O projeto tem como idealizadores a Missionária Michele Collins e o deputado estadual e Pastor Cleiton Collins (PP). 

Segundo o deputado federal, é de extrema importância o projeto, pois funciona como uma "locomotiva que faz com que todos se empenhem para trabalhar e dar oportunidades para que a gente possa salvar vidas no estado de Pernambuco."

Ainda no evento, Eduardo da Fonte concedeu uma entrevista ao Portal de Prefeitura, e falou um pouco mais sobre sua participação no programa social e o desejo de ampliar a ação para todo o território nacional.

"Visito frequentemente as casas de recuperação. Vejo o trabalho maravilhoso que é feito lá e isso tem que ser ampliado. Não só no estado de Pernambuco, mas em todo o Brasil."

Ao todo, 90 alunos concluíram seis turmas de cursos profissionalizantes nas áreas de bolos caseiros e salgados, cabelo e beleza, além de informática e tecnologia. Mais do que certificados, eles conquistam a oportunidade de reconstruir sua trajetória, deixando para trás a dor da dependência química e abraçando um futuro de dignidade e esperança.

As aulas, realizadas nas unidades de acolhimento de Paulista e Vitória de Santo Antão, tiveram carga horária de 80 horas cada, mas o aprendizado ultrapassou os muros da sala. Foi sobre acreditar em si, reencontrar a autoestima e provar que é possível reescrever a própria história.

Eduardo da Fonte ressaltou que é necessário levar a iniciante adiante, pois "os projetos dão oportunidades a pessoas que não têm condições de pagar uma clínica particular e sair do mundo das drogas."

Homenageado 

O deputado estadual Pastor Cleiton Collins (PP), em entrevista ao Portal de Prefeitura, na Arena de Pernambuco, na sexta-feira, 19 de setembro, comentou sobre o apoio do deputado federal Eduardo da Fonte (PP), no projeto "Sim à vida. Não às Drogas", do Instituto Saravida. 

"Um parlamentar como Eduardo da Fonte, além de um amigo, meu irmão, meu amigo, conheço ele de perto. Acredito no trabalho dele. Não conheço um deputado que tenha feita o que ele fez por Pernambuco. Na magnitude que o Eduardo tem feito. Tanto na saúde, quanto em um trabalho social como esse de acreditar em vidas." 

Cleiton também comentou sobre a partipação política do deputado federal na área da saúde e o chamou de "senador da vida". 

"As pessoas chamam ele de senador da saúde, né? Eu chamo de senador da vida". 

Portal de Prefeitura
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade