PUBLICIDADE

Política

É falso que embaixador da Hungria tenha dito que 'recebeu Bolsonaro porque quis'

Miklós Halmai não se pronunciou publicamente sobre estada de Jair Bolsonaro na Embaixada húngara; publicações falsas nas redes sociais utilizam fotografia de março de 2020

27 mar 2024 - 18h38
Compartilhar
Exibir comentários

O embaixador da Hungria no Brasil, Miklós Halmai, não disse que "recebeu Bolsonaro porque quis" e não sugeriu que os insatisfeitos com a hospedagem do ex-presidente brasileiro na Embaixada "reclamassem na ONU". As declarações falsamente atribuídas ao diplomata ganharam repercussão nas redes sociais desde a noite de segunda-feira, 25, e utilizam uma fotografia antiga de Halmai como se o registro fosse de uma recente entrevista coletiva a jornalistas.

Imagens divulgadas pelo jornal americano The New York Times nesta segunda mostram que Bolsonaro se hospedou na Embaixada húngara entre os dias 12 e 14 de fevereiro. A estada ocorreu após o ex-presidente e aliados dele terem sido alvos da Operação Tempus Veritatis, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em 8 de fevereiro.

O espaço físico de uma embaixada é considerado território inviolável do país de origem. Ou seja, se a Justiça expedisse um mandado de prisão preventiva contra o ex-presidente, a decisão não poderia ser cumprida por ele estar em embaixada internacional.

Halmai aparece nas imagens divulgadas pelo NYT e foi convocado pelo Itamaraty para prestar esclarecimentos sobre o caso, mas não houve posicionamento público do diplomata húngaro desde então. As respostas atribuídas ao embaixador em postagens no X (antigo Twitter), como a reproduzida abaixo, são falsas.

A primeira publicação a citá-las foi feita por um perfil anônimo no X, às 21h10 de segunda-feira. O perfil não creditou a procedência da informação.

As declarações repercutem de forma conjunta a uma imagem na qual o embaixador está diante de microfones, dando a entender que as falas foram emitidas durante uma entrevista coletiva de imprensa. Desde segunda-feira, quando foi publicada a reportagem no NYT, Miklos Halmai não falou publicamente, nem a jornalistas.

Imagem das publicações foi feita em Cabo Verde

A fotografia utilizada nas publicações falsas é de 6 de março de 2020, quando Halmai era embaixador da Hungria em Portugal. A Embaixada húngara em Lisboa, capital portuguesa, também representa a Hungria em Cabo Verde, na África. Na ocasião, Halmai participou de uma cerimônia com Jorge Carlos Fonseca, então presidente do país africano, na sede do governo.

O paletó e o corte da barba do diplomata também correspondem com a publicação do perfil oficial da Presidência de Cabo Verde no Facebook.

Hungria é presidida por aliado de Bolsonaro

A Hungria é comandada pelo premiê Viktor Orbán, um dos aliados da política externa da gestão de Jair Bolsonaro (PL). Orbán é dos principais expoentes da extrema direita na Europa e, assim como o ex-presidente brasileiro, construiu sua popularidade com declarações sobre pautas conservadoras e o questionamento do funcionamento de instituições democráticas.

Em nota, a defesa do ex-presidente confirmou que ele ficou hospedado na Embaixada, mas o motivo foi "manter contatos com autoridades do país" e atualizar os representantes húngaros sobre o "cenário político das duas nações".

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade