Dia do Patriota em Porto Alegre se torna piada nacional
Porto Alegre transforma data de ataque em Brasília em data de comemorativa
O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, o vereador Hamilton Sossmeier (PTB), deu aval à lei que institui o Dia Municipal do Patriota no calendário da cidade, no dia 7 de agosto. O dia 8 de janeiro foi escolhido em relação aos eventos ocorridos nesse dia, ligados aos protestos antidemocráticos liderados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas proximidades dos Três Poderes.
O projeto de lei foi proposto em 15 de março deste pelo então vereador Alexandre Bobadra (PL), notório pelas suas inclinações bolsonaristas. No entanto, a candidatura de Bobadra foi posteriormente cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) sob acusações de abuso de poder econômico e uso inadequado dos meios de comunicação.
O projeto de lei passou por uma série de etapas até a sua efetivação como Lei 13.530. Embora o prefeito Sebastião Melo (MDB) tivesse a opção de vetar a lei, sua ausência permitiu que o texto retornasse ao Legislativo. O presidente Sossmeier, em 10 de julho, promulgou o projeto.
Esse novo "feriado" agora integra o Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre. A primeira observância oficial do Dia Municipal do Patriota ocorrerá em 2024, quando o evento de 8 de janeiro completará um ano, evento esse que é amplamente associado a ações de natureza golpista por parte dos manifestantes.