Script = https://s1.trrsf.com/update-1779108912/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Publicidade

DC faz vídeo de IA mostrando Joaquim Barbosa como pré-candidato à presidência: 'virar a página'

A pré-candidatura de Barbosa causou uma crise interna dentro do partido, que culminou com a expulsão de Aldo Rebelo

22 mai 2026 - 22h34
(atualizado às 22h55)
Compartilhar
Exibir comentários

O partido Democracia Cristã (DC) publicou nesta sexta-feira, 22, em seu perfil do Instagram um vídeo feito com inteligência artificial (IA) apresentando o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa como pré-candidato à presidência da República.

Joaquim Barbosa ingressou no STF em 2003 por indicação do presidente Lula
Joaquim Barbosa ingressou no STF em 2003 por indicação do presidente Lula
Foto: Felipe Rau/Estadão / Estadão

O vídeo é a única publicação no perfil do partido, e mostra o ex-ministro andando de toga em meio à imagens do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do senador Flávio Bolsonaro (PL). "Chegou a hora de virar a página", diz a representação de Barbosa em inteligência artificial.

View this post on Instagram

O lançamento do ex-ministro como pré-candidato causou uma crise dentro do partido, já que ex-ministro Aldo Rebelo tinha sido, em um primeiro momento, o nome lançado pela legenda.

Como mostrou o Estadão, Rebelo chegou a dizer que sua pré-candidatura à Presidência estava mantida e que Barbosa, era um "nome clandestino" e sem apoio no partido. Ele também afirmou que a decisão do presidente da sigla, João Caldas tinha a ver com um temor de sua família ser atingida pelo caso do Banco Master.

Em retaliação, Caldas, afirmou nesta quinta-feira, 21, que Rebelo foi expulso por unanimidade da legenda.

"Não merecia outra atitude. Passou de todos os limites", afirmou o dirigente à Coluna do Estadão.

Joaquim Barbosa é um jurista, advogado, professor e ex-magistrado brasileiro. Foi ministro do STF de 2003 até 2014, por nomeação do presidente Lula, e presidiu a Corte entre 2012 e 2014.

Estadão
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra