Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Com Heloísa Helena, Marina coleta assinaturas para novo partido

Rede Sustentabilidade, novo esforço político da ex-ministra, necessida de 500 mil assinaturas para que seja criado oficialmente

16 mar 2013 - 19h00
(atualizado às 19h05)
Compartilhar
Exibir comentários
Marina Silva, com apoio de Heloísa Helena, fez um esforço para reunir assinaturas para seu novo partido no Rio
Marina Silva, com apoio de Heloísa Helena, fez um esforço para reunir assinaturas para seu novo partido no Rio
Foto: Luiz Roberto Lima / Futura Press

A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva participou neste sábado de uma plenária no Rio para coletar assinaturas para a criação de seu novo Partido, chamado de Rede Sustentabilidade. Na semana passada, a ex-afiliada ao PT e ao PV já fez um evento similar em São Paulo. Neste domingo, ela estará no calçadão de Copa Cabana, também para coletar assinaturas.

O movimento necessita de 500 mil assinaturas, número exigido pela legislação eleitoral. A assessoria de imprensa do partido não informou quantas foram obtidas até agora com o esforço da ex-senadora.

O Rede Sustetabilidade teve o estatuto e o programa partidário registrados em 27 de fevereiro deste ano em um cartório de Brasília. Com o registro, o movimento liderado por Marina oficializa a intenção de criar um partido político.

De acordo com a Rede, a obtenção do registro de pessoa jurídica é a primeira etapa para o futuro registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como partido político.

Futura candidata à Presidência da República, Marina Silva corre contra o tempo para coletar as assinaturas dentro do prazo legal, para que possa disputar as eleições de 2014. No estatuto registrado em cartório, a Rede se declara "uma associação de cidadãos e cidadãs dispostos a contribuir voluntária e de forma colaborativa para superar o monopólio partidário da representação política institucional, intensificar e melhorar a qualidade da democracia no Brasil e atuar politicamente para prover todos os meios necessários à efetiva participação dos brasileiros e brasileiras nos processos decisórios que levem ao desenvolvimento justo e sustentável da Nação, em todas as suas dimensões".

Além de Marina, estiveram presentes os 16 membros da Executiva Nacional Provisória, incluindo os deputados federais Alfredo Sirkis (PV-RJ), Walter Feldman (PSDB-SP) e Domingos Dutra (PT-MA).

Heloisa Helena é alistada na Comissão Nacional Provisória do partido, como representante do estado de Alagoas. Ela também faz parte da Comissão Executiva Nacional Provisória do Rede Sustentabilidade.

Ex-deputada estadual e senadora por Alagoas, Heloísa Helena fundou o PSOL em 2005, pelo qual se candidatou à Presidência da República em 2006, fazendo 6,5 milhões de votos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade