PUBLICIDADE

Política

Citação a Bolsonaro pode levar caso Marielle ao STF

Segundo reportagem do Jornal Nacional, um dos envolvidos na morte da vereadora anunciou na portaria que iria para casa do presidente

29 out 2019 - 22h11
(atualizado às 22h20)
Compartilhar
Exibir comentários

O depoimento de um porteiro do condomínio Vivendas da Barra, onde morava Ronnie Lessa, um dos dois acusados de matar a vereadora Marielle Franco (PSOL) e seu motorista Anderson Gomes, poderá obrigar o Supremo Tribunal Federal (STF) a se pronunciar sobre o caso, porque o funcionário citou o presidente Jair Bolsonaro.

Segundo reportagem exibida nesta terça-feira, 29, pelo Jornal Nacional, da TV Globo, o empregado afirmou à Polícia Civil que, às 17h10 de 14 de março de 2018 (horas antes do crime), um homem chamado Elcio (que seria Elcio Queiroz, o outro acusado pelo duplo homicídio) entrou no condomínio dirigindo um Renault Logan prata e afirmou que iria à casa 58, onde morava Bolsonaro.

Jair Bolsonaro.
Jair Bolsonaro.
Foto: Valdenio Vieira / PR

O porteiro afirma que então ligou para a casa 58 e o "seu Jair" atendeu e autorizou a entrada de Elcio. O então deputado, porém, estava em Brasília, segundo registros da Câmara.

O porteiro, de acordo com a emissora, afirmou à Polícia que acompanhou a movimentação do carro, pelas câmeras de segurança do condomínio. Constatou que Elcio não foi à casa 58, mas sim à 66, onde morava Ronnie Lessa - preso, assim como Elcio, em março deste ano, sob acusação de disparar os tiros que mataram Marielle e Anderson, enquanto Elcio dirigia o carro.

O funcionário contou à Polícia que, ao constatar a mudança de destino do visitante, ligou novamente para a casa 58 e novamente "o seu Jair" teria atendido e afirmado que sabia para onde Elcio estava indo.

Nesse dia, no entanto, Jair Bolsonaro registrou presença com as digitais na Câmara dos Deputados, onde exercia o mandato de deputado federal. Nesse dia, participou de duas votações na Casa e divulgou vídeos e fotos, tiradas em seu gabinete na capital, nas redes sociais.

Segundo a reportagem da TV Globo, as conversas pelos interfones do condomínio em que Bolsonaro tem casa no Rio são gravadas. A Polícia Civil do Rio tenta localizar essas gravações para descobrir se o porteiro realmente fez contato com a casa de Bolsonaro e quem atendeu o interfone.

Ainda segundo a TV Globo, integrantes do Ministério Público do Estado do Rio, que acompanham a investigação sobre a morte de Marielle Franco foram a Brasília, no último dia 17, para consultar o presidente do STF, Dias Toffoli, sobre a continuidade da apuração. Eles queriam saber se, por causa da citação a Bolsonaro, não seria obrigatória a autorização do STF para que a investigação continuasse, já que o presidente tem foro privilegiado.

Defesa

Consultada pelo Estadão, a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República não se manifestou sobre o caso até as 21h45 desta terça-feira.

Ao Jornal Nacional, o advogado Frederick Wassef, que representa Jair Bolsonaro, negou a versão do porteiro e afirmou que se trata de uma tentativa de atingir o presidente. Segundo ele, Bolsonaro não conhece os acusados pela morte de Marielle. Wassef desafiou que provem o contrário e afirmou que o depoimento pode ter sido forjado.

"Eu nego isso", declarou à Globo. "Isso é uma mentira. Deve ser um erro de digitação, alguma coisa. O Jair Bolsonaro, no dia 14 de março de 2018, encontrava-se em Brasília, na Câmara dos Deputados, inclusive existe o registro de entrada dele lá, com o dedo, e todas as demais provas. Eu afirmo com absoluta certeza e desafio qualquer um no Brasil a provar o contrário. Isso é uma mentira, isso é uma fraude, isso é uma farsa para atacar a imagem e a reputação do presidente da República. E é o caso de uma investigação por esse falso testemunho em que qualquer pessoa tenha afirmado que essa pessoa foi procurar Jair Bolsonaro. Talvez, esse indivíduo tenha ido à casa de outra pessoa, e alguém, com intuito de incriminar o presidente da República, conseguiu um depoimento falso, onde essa pessoa afirma que falou com Jair Bolsonaro. O presidente não conhece a pessoa de Élcio, e essa pessoa não conhece o presidente. Isso é uma mentira e uma farsa".

Veja também:

Previsão Brasil - Muita chuva no RS:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade