Carteira Nacional do Professor será entregue em outubro com benefícios exclusivos; confira
A tão aguardada Carteira Nacional do Professor será oficialmente lançada em outubro de 2025, mês em que se comemora o Dia do Professor. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana
A tão aguardada Carteira Nacional do Professor será oficialmente lançada em outubro de 2025, mês em que se comemora o Dia do Professor. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, após a aprovação do Projeto de Lei 41/2025, que cria o documento e aguarda apenas a sanção presidencial.
Emitida pelo Ministério da Educação (MEC), a Carteira Nacional do Professor terá validade em todo o território nacional e será destinada exclusivamente aos docentes da rede pública e privada — em níveis municipal, estadual e federal. Além de reconhecer oficialmente o papel estratégico da docência na construção do país, o documento traz uma série de vantagens práticas aos educadores.
Entre os benefícios já confirmados estão os descontos em eventos culturais como cinemas, teatros e shows, além de 15% de desconto em diárias de hotéis, garantidos por meio de uma parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional). Segundo Camilo Santana, outras vantagens serão anunciadas junto com a sanção da lei, prevista para o dia 15 de outubro.
Outro diferencial é o cartão de crédito vinculado à carteira, que será oferecido pela Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, sem cobrança de anuidade. Essa iniciativa visa proporcionar mais acessibilidade financeira aos professores, especialmente os que atuam em regiões com menor infraestrutura.
Para solicitar a Carteira Nacional do Professor, os profissionais devem acessar o site do programa Mais Professores para o Brasil, usando a conta Gov.br. Após o login, é necessário preencher um cadastro com informações sobre vínculo profissional, município e estado de atuação. As informações serão cruzadas com as bases de dados do governo federal, incluindo Receita Federal e Censo Escolar.
A iniciativa faz parte de um conjunto de políticas públicas do MEC voltadas à valorização da carreira docente, especialmente na educação básica. O objetivo é fortalecer a identidade profissional dos educadores e proporcionar melhores condições de trabalho, reconhecimento e bem-estar.
Com a chegada da Carteira Nacional do Professor, o Brasil dá um passo importante no reconhecimento da docência como profissão fundamental para o desenvolvimento humano, social e econômico. É um símbolo de valorização que vai além da sala de aula — alcançando a dignidade que a categoria merece.