‘Falta de ar’: web relembra imitação polêmica de Bolsonaro durante a pandemia após internação
Ex-presidente chegou a ser internado após ficar ‘quase 10 segundos sem respirar’ e foi liberado nesta quarta, 17; entenda
Jair Bolsonaro chegou a ficar “quase 10 segundos sem respirar” antes de passar a noite internado em um hospital de Brasília, conforme disse um de seus filhos, o senador Flávio Bolsonaro (PL). O ex-presidente foi liberado nesta quarta-feira, 17, mas a situação fez internautas relembrarem um dos momentos marcantes na carreira política de Bolsonaro: quando, durante a pandemia de Covid-19, ele imitou pessoas ficando sem ar devido a doença.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“Flávio Bolsonaro disse que seu pai, Jair Bolsonaro, teve falta de ar e ficou sem respirar por quase 10 segundos antes de ser levado para o hospital. Pra quem não consegue imaginar, o próprio Jair demonstra como seria ele com falta de ar”, escreveu um internauta, ao compartilhar um vídeo com recortes de momentos em que o ex-presidente fez a imitação polêmica.
Confira:
Flávio Bolsonaro disse que seu pai, Jair Bolsonaro, teve falta de ar e ficou sem respirar por quase 10 segundos antes de ser levado para o hospital.
Pra quem não consegue imaginar, o próprio Jair demonstra como seria ele com falta de ar. pic.twitter.com/gewoyhxqal
— William De Lucca (@delucca) September 16, 2025
“Bolsonaro zombou tanto das vítimas de COVID imitando elas sem ar na pandemia que agora tá sofrendo pela mesma coisa. O karma não falha”, escreveu outra pessoa em publicação no X.
Situação de Bolsonaro
Bolsonaro deu entrada no hospital DF Star, em Brasília, por volta das 16h desta terça-feira, 16, após ter falta de ar e episódios de vômito. Ele foi levado ao local acompanhado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e ficou internado sob observação da equipe médica.
O médico Cláudio Birolini, diretor de cirurgia geral do Hospital das Clínicas da USP e médico pessoal do ex-presidente, viajou à capital federal para acompanhar o tratamento. Ainda na terça-feira, Bolsonaro passou por bateria de exames, foi medicado e recebeu a indicação de não ingerir alimentos sólidos.
O diagnóstico que levou Bolsonaro ao hospital foi um quadro de pré-sincopal, que acontece quando há queda de pressão arterial. "Ele ficou taquicárdico, a pressão caiu, e aí isso pode ser um monte de coisa. Não dá pra você avaliar isso sem examinar. A gente entendeu que ele precisava de uma avaliação hospitalar e se confirmou aqui que ele estava bem desidratado", explicou o médico. Bolsonaro também apresentou quadro de anemia e alteração da função renal.
Flávio Bolsonaro visitou o pai no dia da internação e atribuiu o mal estar à decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal federal (STF) que condenou Bolsonaro a 27 anos de prisão pela trama golpista. Também pediu "trégua" ao ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, a quem se referiu como "terrorista".
Nesta quarta-feira, 17, o ex-presidente deixou o hospital no começo da tarde -- e, em paralelo, também saíram os resultados do procedimento que ele realizou no último domingo, quando removeu lesões na pele. O resultado foi de câncer de pele.
De acordo com Birolini, com relação às atualizações, Bolsonaro estava com sete lesões suspeitas para câncer de pele e, dessas, duas deram positivo para um tipo de tumor: o carcinoma de células escamosas. "Não é nem o mais bonzinho e nem o mais agressivo. É o intermediário, mas que ainda assim é um tipo de câncer de pele que pode ter consequências mais sérias", explicou o médico a jornalistas na saída do hospital.
As lesões estão concentradas na parte anterior do tórax e a outra no braço. Questionado pela imprensa se essas lesões podem ter a ver com a facada sofrida pelo ex-presidente durante campanha em setembro de 2018, o médico negou a relação com o ataque. "Vocês sabem, ele tem uma pele clara e está sujeito a esse tipo de coisa", continuou.
O especialista disse, ainda, que Bolsonaro continua tendo episódios de soluço, às vezes mais intensos. "E quando ele tem esses soluços mais intensos, uma das coisas que acontece é que ele fica meio engasgado, vamos dizer assim. Aí ele tem um vômito reflexo", completou.
*Com informações de Ansa
-1hrgfv9jcvebb.jpg)
