Bolsonaro volta às redes após cirurgia e agradece amigos por respeitarem ‘momento delicado’ de recuperação
Ex-presidente passou por uma cirurgia para liberar aderências intestinais e reconstruir o abdômen
Jair Bolsonaro voltou às redes sociais após uma cirurgia de 12 horas, no último domingo, 13, para agradecer pelo apoio recebido e destacou a importância das 48 horas iniciais na recuperação, sendo esta a sexta cirurgia decorrente da facada sofrida em 2018.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou às redes sociais nesta terça-feira, 14, para agradecer aos amigos que respeitaram ‘momento delicado’ de recuperação, após passar por uma cirurgia. Ele precisou ser submetido a um procedimento para liberar aderências intestinais e reconstruir o abdômen, que durou 12 horas, no último domingo, 13, no Hospital DF Star, em Brasília.
A postagem em agradecimento aponta que, por orientação médica, somente familiares e profissionais de saúde estavam autorizados a acompanhá-lo de perto. “Isso é essencial para evitar conversas e estímulos que possam causar dilatação e até mesmo descolamento da parede abdominal — riscos que precisam ser evitados com máxima cautela frente ao enfrentado na sala de cirurgia”, afirmou.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Ainda de acordo com o ex-presidente, as primeiras 48 horas após o procedimento cirúrgico são “fundamentais” para avaliar a recuperação. “Esse é o período em que os órgãos que foram manipulados durante o procedimento de mais de 12 horas começam a desinflamar, permitindo observar os primeiros sinais de uma real situação”, escreveu Bolsonaro.
O ex-mandatário ainda declarou que busca forças para “levantar da cama mais uma vez”, após enfrentar a sexta cirurgia decorrente da facada sofrida em 6 de setembro de 2018, em Juiz de Fora (MG).
“Sou imensamente grato a Deus por aquilo que considero mais um milagre em minha vida. Agradeço também ao povo brasileiro pela fé e pelas orações que tenho recebido, à minha esposa, filhos, família, aos amigos e aos profissionais de saúde que, com carinho e dedicação, têm me amparado nesse caminho. Tenho certeza de que, sem todos esses pilares, eu não teria a chance de me sentir como me sinto agora: com disposição e enorme vontade de voltar a andar e trabalhar, sempre ouvindo de perto o sentimento do povo brasileiro”, finalizando dizendo que vai superar mais esse desafio.
Cirurgias
Esse é o sexto procedimento ao qual o ex-presidente é submetido. A primeira ocorreu no dia da facada, durou cerca de duas horas, e foi realizada para reparar as lesões nos intestinos delgado e grosso.
Dias depois, em 12 de setembro, ele precisou de uma nova cirurgia para desobstruir o intestino, que foi realizada em São Paulo. O procedimento levou cerca de uma hora para ser concluído.
No dia 28 de janeiro de 2019, Bolsonaro passou por uma nova cirurgia, que durou quase sete horas. Ele precisou retirar a bolsa de colostomia que usava enquanto se recuperava da primeira intervenção médica, após a facada.
Quase um ano depois da facada, em 8 de setembro de 2019, o ex-presidente enfrentou mais um atendimento médico para tratar uma hérnia que surgiu na cicatriz da facada. A operação levou aproximadamente cinco horas.
Em setembro de 2023, o político do PL passou por mais duas operações. A primeira foi para corrigir outra hérnia, e a segunda para corrigir um desvio de septo.