Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Bivar tenta 'virada de mesa', mas é derrotado e União Brasil inicia convenção para eleger Rueda

Atual presidente do partido publicou edital para cancelar convenção da legenda, mas adversários dele aprovaram recurso para garantir a realização do encontro que vai eleger novo dirigente

29 fev 2024 - 14h42
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - O atual presidente do União Brasil, Luciano Bivar, tentou uma "virada de mesa" de última hora para evitar que o advogado Antônio Rueda assumisse o cargo em seu lugar. O dirigente publicou um edital que cancelava a convenção do partido marcada para esta quinta-feira, 29, mas adversários dele aprovaram um recurso para garantir a realização do encontro, que ocorre em Brasília. A votação já começou.

Bivar e Elmar divergem internamente com frequência, e o presidente da sigla já havia tentado tirar o deputado baiano da liderança na Câmara em novembro de 2022. Naquele mês, a sigla decidiu declarar apoio à candidatura de Lira à reeleição na presidência da Casa, em acordo costurado por Elmar, contra a vontade de Bivar, que pretendia lançar seu próprio nome ao posto.

Na campanha eleitoral de 2022, houve reclamações no União sobre a destinação de recursos dos fundos eleitoral e partidário, o que desgastou Bivar. Vários diretórios regionais do partido também racharam nos últimos meses. Bivar é egresso do PSL, enquanto ACM Neto e Elmar eram do DEM.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade