Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Aprovação de Lula cai para 45,9% e desaprovação sobe a 53,5%, aponta Atlas/Bloomberg

Avaliação positiva do governo recuou para 40,6%, enquanto percepção negativa avançou para 49,8%; levantamento foi feito em março

25 mar 2026 - 08h40
Compartilhar
Exibir comentários

SÃO PAULO E BRASÍLIA - Pesquisa Atlas/Bloomberg divulgada nesta quarta-feira, 25, mostra que a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oscilou negativamente para 45,9%, enquanto a desaprovação subiu para 53,5%.

Na comparação com fevereiro, o petista registrava 46,6% de aprovação e 51,5% de desaprovação, indicando avanço do desgaste ao longo do período.

A desaprovação é maior entre os homens (63,1%) do que entre as mulheres (45,9%). Além disso, alcança 72,7% na faixa dos mais jovens, entre 16 e 24 anos, e é menor na faixa de 45 a 59 anos, na qual é de 43,7%. Entre os evangélicos, com os quais o governo enfrentou nova crise após a polêmica com uma ala no desfile que homenageou o presidente, a desaprovação, segundo a pesquisa Atlas, é de 85,5%.

Quanto às regiões, o pior resultado se dá no Centro-Oeste, na qual a desaprovação chega a 65,9%. Os índices são melhores no Nordeste, única região em que a aprovação (55,6%) supera a desaprovação (43,9%).

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem sofrido com queda na aprovação de seu governo
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem sofrido com queda na aprovação de seu governo
Foto: Taba Benedicto/Estadão / Estadão

A avaliação do governo Lula também piorou. O percentual de eleitores que considera a gestão ótima ou boa caiu de 42,7% no mês passado para 40,6%. Já a parcela que avalia o governo como ruim ou péssimo subiu de 48,4% para 49,8%, enquanto a avaliação regular passou de 8,9% para 9,6%.

A piora nos índices ocorre em meio à preocupação da cúpula do PT com a dificuldade do governo em reverter a percepção negativa. Como mostrou o Estadão, o desafio hoje é melhorar os níveis de aprovação nas pesquisas, apesar de indicadores econômicos favoráveis, como inflação controlada e a menor taxa de desemprego desde 2012. Ainda assim, persiste um clima de pessimismo no País.

A pesquisa Atlas/Bloomberg foi respondida pela internet por 5.028 brasileiros com 16 anos ou mais. Eles foram selecionados pela metodologia de recrutamento digital aleatório utilizada pelo instituto. A margem de erro é de 1 ponto percentual para mais ou para menos e o nível de confiança da pesquisa é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-04227/2026.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade