Após atritos, Fux elogia voto de Moraes e 'humor especial’ do 'atraente' Dino
Ministro é o terceiro a vota na ação penal da trama golpista
Luiz Fux, ministro da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), iniciou o voto nesta quarta-feira, 10, na ação penal da trama golpista elogiando o voto dos ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino, que votaram na terça-feira, 9, pela condenação de todos os réus do núcleo central.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"O excelentíssimo ministro Alexandre Moraes, legislador a quem eu parabenizo pela dedicação demonstrada ao longo do seu voto. Saúdo meu dileto amigo, ministro Flávio Dino, que tem um humor especial e isso o torna atraente", disse Fux.
Na terça-feira, durante o voto de Moraes, Fux pediu a Cristiano Zanin, presidente da 1ª Turma, para garantir que não fosse interrompido ao votar, gerando um atrito e uma resposta irônica de Flávio Dino.
A postura de Fux dissonante com a de Moraes o faz ser encarado por bolsonaristas como a última esperança da possibilidade de um pedido de vista no processo.
A condenação ou a absolvição dos réus será decidida pelo voto da maioria dos ministros, que são em cinco. Até o momento, Alexandre de Moraes, o relator do caso, e Flávio Dino votaram a favor da condenação de todos os réus por todos os crimes imputados.
A sessão de hoje vai das 9 horas às 12 horas. Depois, o julgamento será retomado na quinta-feira, 11, com sessões pela manhã e pela tarde. Se os réus forem condenados pela maioria, os ministros partem para a fase de dosimetria da pena, que também será feita de forma individualizada. A expectativa é que o julgamento termine até sexta-feira, 12.

