Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Quantos votos são necessários para condenar Bolsonaro? Veja ordem

Ministros deliberam nesta semana sobre inocência ou culpa de acusados por orquestrar a tentativa de golpe de Estado

10 set 2025 - 16h35
(atualizado em 10/9/2025 às 20h29)
Compartilhar
Exibir comentários

O Supremo Tribunal Federal julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus acusados pelo plano de golpe de Estado. Na terça-feira, a Primeira Turma da Corte começou a votar pela condenação ou absolvição dos acusados. É necessário que, no mínimo, três dos cinco ministros presentes no júri concordem para que se decrete a inocência ou culpa dos réus.

Terceiro dia de julgamento no STF de Bolsonaro e outros sete réus por trama golpista
Terceiro dia de julgamento no STF de Bolsonaro e outros sete réus por trama golpista
Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, foi o primeiro a votar e decidiu pela condenação dos réus. Flávio Dino seguiu o relator.

Netsa quarta-feira, Luiz Fux deu um voto longo, demorou mais de 9h para concluir o voto sobre o ex-presidente e optou pela absolvição em todos os crimes. As deliberações de Cármen Lúcia e Cristiano Zanin estão marcadas para esta quinta-feira. 11.

Caso Moraes seja acompanhado por mais três ministros, o resultado do julgamento será definitivo. Porém, caso dois ministros optem pela absolvição dos réus, o caso poderá ser levado ao julgo do Plenário

Os destinos dos envolvidos tidos como membros do "núcleo crucial" da trama serão decididos pela maioria dos ministros. Existe a expectativa de que o julgamento chegue ao fim até próxima sexta-feira, 12, com sessões a cada dia semana a partir de terça.

Não há previsão de quanto tempo deve durar cada voto, mas espera-se que as votações ocorram ao longo dos próximos quatro dias.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade