Quantos votos são necessários para condenar Bolsonaro? Veja ordem
Ministros deliberam nesta semana sobre inocência ou culpa de acusados por orquestrar a tentativa de golpe de Estado
O Supremo Tribunal Federal julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus acusados pelo plano de golpe de Estado. Na terça-feira, a Primeira Turma da Corte começou a votar pela condenação ou absolvição dos acusados. É necessário que, no mínimo, três dos cinco ministros presentes no júri concordem para que se decrete a inocência ou culpa dos réus.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Netsa quarta-feira, Luiz Fux deu um voto longo, demorou mais de 9h para concluir o voto sobre o ex-presidente e optou pela absolvição em todos os crimes. As deliberações de Cármen Lúcia e Cristiano Zanin estão marcadas para esta quinta-feira. 11.
Caso Moraes seja acompanhado por mais três ministros, o resultado do julgamento será definitivo. Porém, caso dois ministros optem pela absolvição dos réus, o caso poderá ser levado ao julgo do Plenário.
Os destinos dos envolvidos tidos como membros do "núcleo crucial" da trama serão decididos pela maioria dos ministros. Existe a expectativa de que o julgamento chegue ao fim até próxima sexta-feira, 12, com sessões a cada dia semana a partir de terça.
Não há previsão de quanto tempo deve durar cada voto, mas espera-se que as votações ocorram ao longo dos próximos quatro dias.