PUBLICIDADE

Política

Aécio: 'o aprendizado do PT tem custado muito ao País'

Pré-candidato ao Planalto, ele fez críticas a Dilma Rousseff e ao ex-presidente Lula ao falar sobre a produtividade no País

30 set 2013 - 14h09
(atualizado às 14h15)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>A&eacute;cio Neves participou do F&oacute;rum Exame 2013, sobre a produtividade no Brasil</p>
Aécio Neves participou do Fórum Exame 2013, sobre a produtividade no Brasil
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Com discurso de candidato à presidência da República, o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) afirmou nesta segunda-feira que o "aprendizado" do Partido dos Trabalhadores (PT) nestes mais de dez anos de governo tem custado caro ao País. Segundo ele, no ambiente de negócios, o governo mais atrapalha do que ajuda. Ele ainda aproveitou para criticar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que em entrevista ao jornal Correio Braziliense disse ter se arrependido de algumas indicações ao Supremo Tribunal Federal. Aécio participou do Fórum Exame 2013, sobre a produtividade no Brasil.

Segundo ele, a declaração de Lula foi surpreendente. "Esse é um pressuposto de todos nós, que o presidente da República escolhe com absoluto critério os seus ministros do Supremo, das altas cortes e até mesmo do poder Executivo. Se ele se arrepende da escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal - e não sei avaliar por qual razão - imagine em relação a outras áreas do governo. Lamentavelmente mostra que o PT não foi criterioso quanto deveria, pela palavra do presidente Lula em suas indicações", disse ele.

De acordo com o pré-candidato ao Planalto, o Brasil vive atualmente uma sensação de impunidade, agravada inclusive pelo Supremo Tribunal Federal. "O Supremo está na obrigação de colocar fim rapidamente a esse processo (do mensalão). E punir quem deve ser punido.”

O senador falou aos jornalistas sobre os problemas do governo federal nas gestões Lula e Dilma
O senador falou aos jornalistas sobre os problemas do governo federal nas gestões Lula e Dilma
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Porém, ao se referir ao chamado mensalão mineiro, que ainda não foi a julgamento, ele foi menos incisivo. “Deve ser julgado e se tiver culpado deve ser punido. Mas é um caso que eu conheço muito pouco. Talvez você conheça melhor do que eu", disse ele, rebatendo a pergunta.

Sobre o atual governo, de Dilma Rousseff, o senador disse que ele abandonou as reformas e que é preciso fazer um mutirão de simplificação do sistema tributário, além de qualificar melhor a educação. "O Brasil é hoje um cemitério de obras inacabadas com sobrepreço inexplicável", concluiu.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade