PUBLICIDADE

Política

224 novos profissionais do Mais Médicos já estão trabalhando

Segundo dados do Ministério da Saúde, brasileiros já começaram atendimento em 118 municípios

26 nov 2018 - 19h35
(atualizado às 19h55)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 224 brasileiros inscritos no novo edital do programa Mais Médicos já se apresentaram às cidades onde irão trabalhar, segundo dados divulgados na tarde desta segunda-feira, 26, pelo Ministério da Saúde.

Esses são os primeiros profissionais a substituírem os médicos cubanos que começaram a deixar o País na semana passada, após Cuba anunciar que suspenderia a parceria com o governo brasileiro.

Nesta imagem de 2016, o então ministro da Saúde Ricardo Barros recebe médicos do Mais Médicos
Nesta imagem de 2016, o então ministro da Saúde Ricardo Barros recebe médicos do Mais Médicos
Foto: Agência Brasil / BBC News Brasil

Diante da saída dos estrangeiros, o ministério abriu um edital emergencial com cerca de 8,5 mil vagas. De acordo com a pasta, até a manhã desta segunda, 97,2% dos postos já haviam sido preenchidos em apenas seis dias de inscrições abertas.

No período, foram 30.734 inscritos, com 21.407 cadastros efetivados e 8.278 médicos já alocados no município em que irá atuar. Embora o ministério tenha dado até o dia 14 de dezembro para que os profissionais se apresentem, os interessados não precisam esperar até lá. Caso queiram, podem iniciar o trabalho a partir da confirmação da inscrição e escolha da cidade.

De acordo com balanço do ministério obtido pelo Estado, os 224 profissionais que já se apresentaram estão espalhados por 118 cidades de 20 Estados. As unidades da federação que receberam o maior número de médicos até agora foram São Paulo e Minas Gerais, com 42 profissionais cada um, seguidos por Espírito Santo (27) e Paraná (15).

Também já receberam médicos do novo edital os Estados do Pará (14), Rondônia (13), Bahia (12), Ceará (11), Pernambuco (9), Goiás (9), Paraíba (5), Mato Grosso (5), Distrito Federal (5), Rio Grande do Sul (4), Roraima (3), Santa Catarina (2), Rio de Janeiro (2), Mato Grosso do Sul (2), Piauí (1) e Acre (1).

Se separados por região, os novos profissionais estão, por enquanto, concentrados no Sudeste, onde 113 médicos já se apresentaram, o equivalente a 50,44% do total de doutores já à disposição dos municípios.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade