PUBLICIDADE

Polícia

Um dia depois de filiar-se ao PL, Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro

A decisão foi a culminância de uma operação que investigava aspectos financeiros da empresa RB Eventos e Mídia, de Jair Renan, que apontam fraudes em declarações de valores e dívidas de empréstimos

27 mar 2024 - 18h57
Compartilhar
Exibir comentários

Jair Renan Bolsonaro, o filho "04" do ex-presidente, foi incluído em uma lista com outras cinco pessoas, apresentada pelo Ministério Público à Justiça do Distrito Federal. O documento as acusa de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e uso de documento falso.

Renan pretende correr nas próximas eleições municipais
Renan pretende correr nas próximas eleições municipais
Foto: Estadão Conteúdo / Perfil Brasil

A decisão foi a culminância de uma operação que investigava aspectos financeiros da empresa RB Eventos e Mídia, de Jair Renan, que apontam fraudes em declarações de valores, além de uma dívida de quase R$ 400 mil, após empréstimos não pagos.

A 5ª Vara Criminal de Brasília intimou os suspeitos na última segunda-feira (25). Dessa maneira, os réus têm, a partir da decisão, dez dias para apresentar suas defesas.

Relembre o caso

O inquérito da Polícia Civil aponta que o alvo da suspeita era uma declaração de faturamento avaliada em R$ 4,6 milhões da empresa RB Eventos e Mídia. Com os números falsos, Jair Renan e o sócio Maciel Alves buscavam lastro para um empréstimo bancário. A empresa tinha como principal ramo de atuação fornecer "serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas".

"No período compreendido entre novembro de 2020 e julho de 2023", Jair Renan, Maciel Alves e outros acusados "ocultaram ou dissimularam a natureza, origem, movimentação ou propriedade de bens, direitos e valores de origem criminosa, proveniente, direta ou indiretamente, da prática de crimes de falsidade ideológica, estelionato e falsificação de documentos públicos e particulares", diz o documento.

"Não há dúvidas de que as duas declarações de faturamento apresentadas ao banco são falsas, por diversos aspectos, tanto material, em razão das falsas assinaturas do Técnico em Contabilidade […], que foi reinquirido e negou veementemente ter feito as rubricas, quanto ideológico, na medida em que o representante legal da empresa RB Eventos e Mídia fez inserir nos documentos particulares informações inverídicas consistentes nos falaciosos faturamentos anuais", explicam os investigadores, no relatório final do caso.

Filiação de Jair Renan ao PL

Na última terça-feira (26), Jair Renan anunciou que concorreria a vereador na cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, onde mora desde 2023. Para candidatar-se, ele se filiou ao Partido Liberal (PL), o mesmo de seu pai.

"Compatriotas sulistas, quero comunicar a todos vocês que hoje eu me filiei ao PL, sou pré-candidato a vereador em Balneário Camboriú", escreveu o "04". "Quero agradecer ao Governador Jorginho Mello por essa grande honra em fazer parte do time PL", completou.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade