SP: PF prende 5 advogados que trabalhavam para traficantes
- Cláudio Dias
- Direto de Araraquara
A Polícia Federal (PF) de Marília, interior de São Paulo, prendeu nesta terça-feira cinco advogados por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas e ligação com um detento condenado por tráfico internacional. As prisões fazem parte da operação Longa Manus, desencadeada após sete meses de investigações. No total, foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e nove de prisão temporária de 30 dias.
Uma das advogadas foi presa em São Paulo e a outra está detida pela polícia paraguaia em um hotel na cidade Pedro Juan Caballero, na divisa de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. O delegado Anilton Roberto Turibio, da PF de Marília, diz que ela foi monitorada e seguiu a trabalho até o Mato Grosso do Sul. Lá, no entanto, se hospedou na área paraguaia e isso evitou que a PF pudesse prendê-la. "Estamos aguardando se ela vai entrar espontaneamente em território brasileiro ou será extraditada". A PF disse ainda ter apreendido cerca de R$ 35 mil em dinheiro na casa dela em Araraquara.
Além dela e da colega presa em São Paulo, os federais também prenderam dois advogados em Araraquara e uma terceira profissional na cidade de Cândido Mota, na região de Marília.
Todos, segundo o delegado, aproveitariam as prerrogativas da profissão para "trabalharem" levando informações criminosas a pedido do Orlando Marques dos Santos, o Seu Orlando, que cumpre pena na Penitenciária de Avaré. A PF ainda confirmou a prisão de uma funcionária de supostamente responsável pela "lavagem de dinheiro" por meio de uma imobiliária na Capital. Um motorista foi detido em Itanhanhém e outro em São Paulo. Ambos seriam traficantes.
Especial para Terra
Colaborou com esta notícia o internauta Guilherme Lopes Gomes, de Marília (SP), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.