SP: buscas por menino desaparecido são retomadas em Ribeirão Preto
O Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto retomou, na manhã desta quinta-feira, as buscas pelo menino Joaquim Pontes Marques, 3 anos - desaparecido desde terça-feira. Conforme informou a Polícia Civil, as buscas foram concentradas na região do córrego Tanquinho e no Rio Pardo, onde o córrego deságua.
Ontem, um cão farejador da Polícia Militar realizou o mesmo trajeto ao farejar as roupas do menino e as de seu padrasto, o técnico em informática Guilherme Raymo Longo, 28 anos. Segundo o soldado Ataíde Andrade dos Santos, do canil da PM, o cachorro, chamado Apache, da raça Bloodhound, levou os policiais da casa da família, na rua Brigadeiro Tobias de Aguiar, Jardim Independência, diretamente para o córrego “Eu que conduzi (o cachorro). (...) Se eu não seguro, ele entra no córrego as duas vezes”, disse o policial.
Os policiais também realizaram o mesmo procedimento usando roupas da mãe do garoto, a psicóloga Natália Mingoni Ponte, 29 anos. Segundo o PM, o cachorro não saiu dos arredores da casa nessa ocasião.
Segundo informações da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), de Ribeirão Preto, por volta das 10h40 não havia nenhuma novidade sobre o caso e ninguém havia sido convocado para prestar depoimento. O delegado Paulo Henrique Martins de Castro pediu, nesta quarta, um pedido de prisão preventiva da mãe e do padrasto do menino por causa de contradições em suas declarações. Não há informações sobre a decisão judicial sobre o assunto.
Problema de saúde
Joaquim é diabético e vivia com a mãe, o padrasto e o irmão Vitor Hugo, de apenas alguns meses. Segundo uma pessoa próxima à família, que não quis se identificar, a doença do menino foi descoberta recentemente e ele havia ficado 20 dias internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
No boletim do desaparecimento registrado no início da tarde de ontem na Polícia Civil, a mãe relatou que acordou por volta das 7h e foi até o quarto da criança, mas não a encontrou. Em seguida, procurou pelos demais cômodos e na vizinhança, também sem sucesso. O garoto vestia uma calça de pijama com bichinhos quando foi visto pela última vez.
As janelas da casa possuem grades e não havia sinais de arrombamento. O Corpo de Bombeiros e a polícia fazem buscas na região desde ontem.
Pai diz que alguém de 'dentro' levou Joaquim
O pai de Joaquim acredita que seu filho pode ter sido levado por alguém de dentro da residência, onde viviam a mãe e o padrasto. “Ele sumiu de casa. Estava só com os dois lá dentro, e estão alegando que ele pulou um muro de 3 metros, mas eu não acredito nisso”, afirmou. “Alguém lá de dentro foi quem levou ele, porque uma criança de 3 anos não tem capacidade de sair de casa às 3h da manhã e pular o portão”, disse Artur Marques, pai do menino, que também acredita na possibilidade de que alguém possa ter entrado no local.
A maior preocupação de Artur no momento é com a insulina do filho, que foi diagnosticado há cerca de dois meses com diabetes. “Ele tem que tomar a insulina diariamente”, afirmou o pai.
Ele diz que a polícia está conduzindo bem a investigação, mas demonstra estar muito abalado com o que aconteceu. “Estão buscando ele ainda, e estamos aqui rezando para ver se a gente acha o Joaquim são e salvo”, torce o pai.
O caso do desaparecimento de Joaquim ganhou destaque na mídia, e mobilizou artistas que passaram a divulgar fotos da criança nas redes sociais. Os cantores Ivete Sangalo e Marcelo Falcão, vocalista da banda O Rappa, a apresentadora Angélica e os atores José Loreto e Giovanna Ewbank são algumas das celebridades que publicaram um pedido de ajuda para localizar o menino.