SP: após confronto, polícia liberta vítima de sequestro-relâmpago
Um dos sequestradores foi baleado durante a perseguição. Dois estão presos
A Polícia Civil de São Paulo, em ação conjunta com a Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), da Polícia Militar, resgatou uma vítima de sequestro-relâmpago na tarde desta quarta-feira, na Mooca, zona leste da capital. Integrantes do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) interceptaram dois jovens que realizavam saques com os cartões bancários do desaparecido.
As detenções aconteceram na região da Santa Ifigênia, região central de São Paulo. A dupla informou onde estava o restante do bando e o sequestrado. Os policiais militares também receberam informações sobre a ocorrência em andamento e se uniram aos investigadores. Houve confronto na abordagem. A equipe da PM atingiu um dos envolvidos e prendeu outro.
O sequestro começou em Osasco, na Grande São Paulo. Um técnico industrial, de 39 anos, teve seu Kia Magenta bloqueado por uma Ford Fiesta quando deixava o estacionamento da empresa. A vítima foi abordada por dois indivíduos, que entraram no carro. Ele teve de dirigir até a região da Barra Funda, onde entregou cartões e senha. Os desconhecidos o colocaram no Fiesta.
Familiares desconfiaram do desaparecimento do técnico. O contato com a central de segurança do banco onde ele tem conta revelou saques em sequência em um curto espaço de tempo. As movimentações aconteciam na região da Santa Ifigênia. O alerta foi repassado às unidades policiais. Uma equipe do Garra encontrou o Kia da vítima num estacionamento na esquina da rua dos Gusmões com a avenida Rio Branco.
Os policiais do Garra flagraram a chegada de Vinicius Borges dos Santos, 21 anos, e Felipe da Silva Barbosa, 19. Eles foram abordados quando entravam no veículo. A equipe encontrou os cartões da vítima, dinheiro e compras. A dupla admitiu o sequestro-relâmpago.
A polícia se deslocou para o ponto de encontro com o resto do bando. O Fiesta com dois homens mais a vítima passou em alta velocidade na frente das viaturas. Garra e Rota iniciaram a perseguição. O cerco ocorreu na rua Dom Bosco.
Bruno dos Santos, armado de revólver calibre 38, teria disparado contra os PMs, que revidaram e este acabou atingido. No veículo, foi preso Luis Fernando dos Santos Sousa Oliveira, 19 anos. Santos foi socorrido e não corre risco de morte. Todos foram autuados por roubo com retenção de vítima e formação de quadrilha na 5ª Patrimônio (Delegacia de Investigações sobre Roubos a Bancos). Eles serão investigados em outros crimes de sequestro-relâmpago. O Fiesta utilizado tinha sido roubado ontem em Osasco.