RJ: polícia constata irregularidades no Cemitério do Caju
Uma ação conjunta constatou irregularidades no crematório e no ossário do Cemitério do Caju, na zona norte do Rio de Janeiro, na manhã desta terça-feira. A operação foi feita por policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e do Batalhão Florestal e técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
A perícia foi feita pelo Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE). Segundo o delegado José Fagundes de Resende, titular da DPMA, o crematório funciona sem licença ambiental e está atuando em condições inadequadas.
O delegado também esclareceu que a má conservação do local devido a grande quantidade de ossos armazenados em local impróprio desencadeia a produção do chorume - líquido escuro com alta carga poluidora proveniente de matérias orgânicas em putrefação -, que é levado para as galerias pluviais.