PF recebe 3 barcos para início da Operação Sentinela no RS
A Polícia Federal (PF) reforça seus equipamentos para o início da Operação Sentinela no Rio Grande do Sul. Na próxima semana, entram em operação três novas embarcações para monitorar as atividades dos rios que separam o Brasil do Uruguai e da Argentina, fortes passagens para contrabando, roubo de gado, tráfico de drogas e munições e crimes ambientais, conforme a PF.
Os recursos para a aquisição dos veículos foram liberados através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI). Os barcos, batizados de Farejador (São Borja), Caçador II (Uruguaiana) e Guenoa (Jaguarão), são da marca Flexboat, têm caso semi-rígido, medem 5 metros de comprimento, são equipadas com motor de 115 cavalos de potência e podem navegar tanto em mar aberto como em águas costeiras. Em breve, Porto Alegre também receberá uma embarcação
De acordo com a PF, os equipamentos dão o passo inicial na criação do Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM) nessas localidades, que vai adicionar agilidade nas operações de patrulha. Além disso, segundo a polícia, as embarcações terão papel fundamental na Operação Sentinela, que já ocorre nas demais fronteiras do Brasil e será desencadeada no Rio Grande do Sul nos próximos meses.
A operação é realizada em conjunto com a Força Nacional de Segurança e demais órgãos públicos - Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal e Estadual, e as policias Civil e Militar de cada Estado.