PUBLICIDADE

Polícia

Ministro vê saldo positivo em operação de segurança no Rio

1 ago 2017 - 14h24
(atualizado às 14h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Homens das Forças Armadas realizam patrulha na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro
Homens das Forças Armadas realizam patrulha na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro
Foto: Reuters

Depois de quatro dias de operação conjunta entre forças policiais, tropas militares e federais no Rio de Janeiro, há uma redução no roubo de cargas no Estado e um aumento na apreensão de material ilegal, mas as autoridades ainda aguardam mais tempo para consolidar as estatísticas com maior segurança, disse nesta terça-feira o ministro da Justiça, Torquato Jardim.

Segundo ele , o balanço da operação integrada que começou na última sexta-feira é positivo, mas ajustes ainda estão sendo feitos.

"Há até agora diminuição de (roubo de) cargas e material ilícito, mas estatística confiável está em processamento e assim que possível vocês terão. A operação tem quatro dias e é preciso mais documentação para que haja uma estatística mais confiável", disse o ministro a jornalistas, na sede do CICC, Centro Integrado de Comando e Controle.

Segundo Torquato, uma das possibilidade cogitadas está no emprego de militares das Forças Armadas durante a madrugada. As tropas vem atuando durante o dia e voltam aos quartéis nas madrugadas.

Esse é um momento em que o crime costuma atuar no Rio de Janeiro, especialmente no roubo de cargas. Mesmo com a presença das tropas houve casos de violência e de roubos de cargas desde a última sexta feira.

"Não se pode impedir tudo o tempo todo. A inibição já é um desafio. É impossível cobrir tudo 100 por cento", acrescentou.

A primeira fase da força tarefa teve como objetivo reconhecer o terreno de atuação e levantar informações para a execução da segunda etapa da ação integrada, que terá como foco o arsenal do crime organizado, suas rotas e os próprios criminosos.

A primeira etapa , segundo o Ministro, ajuda a aumentar a sensação de segurança entre cariocas e fluminense, e, num segundo momento isso se reverterá também em queda consistente dos índices de criminalidade.

Nesta terça-feira, um grande operação estava sendo realizada pela polícia civil do Rio de Janeiro e pela Polícia Rodoviária Federal em comunidades da zona norte para cumprir 15 mandados de prisão contra criminosos especializados no roubo de cargas. De acordo com o ministro da Justiça, a segunda fase ainda não começou mas pode ser iniciada a qualquer momento.

Veja também

Melhor trabalho do mundo? Tratador se fantasia de panda para virar 'babá' de filhotes:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade