Grajaú: moradores protestam contra retirada de cabine da PM
A retirada de uma cabine da Polícia Militar, semana passada, de um dos acessos ao Morro da Divineia, no Grajaú, provocou revolta de moradores da rua Caçapava. A insatisfação é semelhante à de quem mora próximo à Praça Xavier de Brito, que também perdeu uma cabine. A PM informou que, em cada ponto, haverá uma dupla com um veículo para patrulhamento.
Instalada há mais de dez anos, a cabine da rua Caçapava foi retirada definitivamente na quarta-feira. Moradores contaram que, na madrugada de sábado, traficantes fizeram barricadas com móveis velhos e entulhos, enquanto homens armados circularam de moto 'avisando' que eles agora controlavam a área. Um caminhão da Comlurb foi ao local no dia seguinte retirar os móveis que fechavam a parte alta da rua.
"Moro aqui há 30 anos e, antes da cabine, a fila na boca de fumo descia rua abaixo. Foram muitas noites de tiroteio na minha porta e perdi a conta de quantos cartuchos de bala tinha que tirar da frente de casa no dia seguinte. Sem a cabine, infelizmente tudo vai voltar a ser como era. Acabou nossa tranquilidade", afirmou o jornalista aposentado Zorohar Menezes, 80 anos.
O administrador Ricardo Vieira, 40 anos, recebeu uma ligação da mãe, alertando-o sobre a 'confusão' na rua, depois da retirada da cabine. "Estava no trabalho e ela ficou preocupada porque costumo voltar tarde. A cabine nos dava certa segurança", disse. Um morador que passava apressado para o trabalho completou: "não demora muito vai ter invasão".
Barraquinhas de churrasco e cachorro-quente que funcionavam na Caçapava nas noites de fim de semana fecharam sábado mais cedo. O medo também levou a irmã da vendedora S. a pedir ontem para mudar o horário de saída do trabalho.
Na Tijuca, polícia diz que medida foi estratégica
"Não havia mais confrontos, nem boca de fumo, nem bandido armado. Não tinha sequer 'aviãozinho' pela rua. Vivíamos em paz. Eles agora já revistaram moradores e queriam saber quem entrava na rua. A polícia saiu e deixou o tráfico voltar. Estamos com medo", desabafou um morador. Segundo a PM, a cabine será substituída por uma viatura com dois policiais, que também vão patrulhar outras ruas do Grajaú.
A assessoria de imprensa informou que a cabine da Praça Xavier de Brito foi retirada por questão estratégica. A PM não informou se outros bairros também ficarão sem os cabines e afirmou que o comando da corporação está reavaliando todas as modalidades de policiamento.