PUBLICIDADE

Polícia

Governo Lula divulga nota demonstrando preocupação com as eleições na Venezuela

Os desafios políticos enfrentados pelo país nos últimos anos têm sido cada vez mais intensos

26 mar 2024 - 17h06
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil emitiu uma nota nesta terça-feira (26), expressando sua inquietação em relação ao processo eleitoral em curso na Venezuela, agendado para o dia 28 de julho. Com Nicolás Maduro liderando como principal candidato, o país vizinho enfrenta a possibilidade de estender seu mandato presidencial para 18 anos, caso consiga a reeleição.

Lula e Maduro são parceiros históricos
Lula e Maduro são parceiros históricos
Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação / Perfil Brasil

A frente de oposição na Venezuela relatou dificuldades significativas, como a falha em inscrever sua candidata, Corina Yoris, no site do Conselho Nacional Eleitoral até o prazo final, estipulado para as 23h59 de segunda-feira (25). No entanto, de última hora, um novo nome da oposição, Manuel Rosales, conseguiu registrar sua candidatura para participar do pleito.

"Esgotado o prazo de registro de candidaturas para as eleições presidenciais venezuelanas, na noite de ontem, 25/3, o governo brasileiro acompanha com expectativa e preocupação o desenrolar do processo eleitoral naquele país", diz o Itamaraty em nota.

Os desafios políticos enfrentados pela Venezuela nos últimos anos têm sido cada vez mais intensos. A oposição enfrenta obstáculos que vão desde a desqualificação de candidatos até a dificuldade em registrar suas candidaturas. Além disso, a expulsão de funcionários do Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU do país e a prisão de ativistas opositores contribuem para a atmosfera de tensão política que envolve a nação.

Processo eleitoral na Venezuela

O Governo brasileiro havia adotado uma postura de esperar e observar o desenrolar do processo eleitoral, evitando expressar publicamente suspeitas sobre a condução do regime de Maduro. No entanto, em sua nota divulgada nesta terça-feira, o Brasil agora declara que o governo Maduro está agindo de maneira "incompatível" com o Acordo de Barbados.

Esse acordo foi mediado pela Noruega e contou com a participação brasileira, com o objetivo de promover um processo eleitoral transparente no país vizinho.

Outro trecho da nota divulgada pelo Itamaraty diz que o Brasil "observa que a candidata indicada pela Plataforma Unitaria, força política de oposição, e sobre a qual não pairavam decisões judiciais, foi impedida de registrar-se, o que não é compatível com os acordos de Barbados. O impedimento não foi, até o momento, objeto de qualquer explicação oficial".

Em nota, o Itamaraty também expressa a disposição do Brasil em trabalhar em conjunto com a comunidade internacional. O objetivo é tentar garantir que as eleições representem um avanço significativo para a normalização da vida política e o fortalecimento da democracia na Venezuela.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade