Ex-prefeito e delegado são alvos da PF em operação contra grupo suspeito de usar rede de combustíveis para lavagem de dinheiro
Conforme relatório do Coaf, grupo criminoso investigado teria movimentado mais de R$ 7,6 bilhões
Uma organização criminosa suspeita de utilizar uma rede de postos de combustíveis na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RJ) para lavagem de dinheiro é alvo da 6ª fase da Operação Unha e Carne, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta terça-feira, 7.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo a PF, o esquema conta com a participação de agentes públicos. De acordo com o canal GloboNews, entre os alvos de buscas, estão Márcio Canella, ex-prefeito de Belford Roxo e pré-candidato ao Senado pelo União Brasil, além do delegado Marcus Amim, ex-secretário estadual de Polícia Civil. O Terra busca contato com a defesa dos citados.
No total, os policiais federais cumprem 19 mandados de busca e apreensão nos municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Resende, e na capital fluminense.
Também foram determinadas medidas de bloqueio de bens e valores e de suspensão de atividades econômicas de empresas ligadas ao grupo investigado.
As investigações apontam que o esquema teria movimentado mais de R$ 7,6 bilhões nos últimos seis anos, conforme Relatório de Inteligência do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), enviado à PF.
Os investigados no caso poderão responder por crimes de organização criminosa, por contratação direta ilegal, lavagem de dinheiro e outros crimes que poderão surgir ao longo das investigações.
A ação de hoje se insere no âmbito da Força-Tarefa Missão Redentor II, que é coordenada pela PF e tem como finalidade desarticular organizações criminosas atuantes no estado do Rio de Janeiro, em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na ADPF 635.
- Leia mais: 5ª fase da Unha e Carne: o que se sabe sobre a operação da PF que prendeu o pastor Márcio Poncio no Rio
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.