Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Polícia

Duas pessoas são presas em operação da PF que mira em fraudes no Enem dos Concursos e outros processos públicos

Operação Última Fase busca desarticular organização criminosa especializada em fraudar concursos

2 out 2025 - 07h40
(atualizado às 11h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Polícia Federal realizou a Operação Última Fase em três estados para desarticular uma organização criminosa que fraudava concursos públicos, incluindo o CPNU 2024, com prisões, apreensões e medidas cautelares.
Governo alterou regra e agora candidatos inscritos no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) vão receber duas folhas para anotar suas respostas e conferir com o gabarito em casa.
Governo alterou regra e agora candidatos inscritos no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) vão receber duas folhas para anotar suas respostas e conferir com o gabarito em casa.
Foto: Helvio Romero/Estadão / Estadão

Duas pessoas foram presas em uma operação da Polícia Federal (PF) realizada nesta quinta-feira, 2, para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes em concursos públicos, incluindo o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) — conhecido como Enem dos Concursos — de 2024, entre outros. A Operação Última Fase acontece na Paraíba, em Pernambuco e em Alagoas. Um mandado de prisão continua em aberto.

A ação é feita com apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Ao todo, são cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, três de prisão preventiva, além de diversas medidas cautelares, como o afastamento de cargos públicos e sequestro de bens nos três estados.

Segundo a investigação, as fraudes foram cometidas no CPNU de 2024 e em concursos das Polícias Civis de Pernambuco e Alagoas, Universidade Federal da Paraíba, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Os criminosos foram excluídos dos processos seletivos e afastados de seus cargos públicos, e podem responder pelos crimes de fraude em certame de interesse público, lavagem de dinheiro, organização criminosa e falsificação de documento público.

Segundo a PF, a fiscalização para garantir mais transparência e segurança nos processos seletivos em todo o país tem sido reforçada, pelo trabalho em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o  Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade