Após receber 118 trotes, PM prende servente em orelhão no CE
Um servente de pedreiro, 28 anos, foi preso na manhã desta segunda-feira, em Fortaleza. Ele foi encontrado em um telefone público da região do Cais do Porto, de onde já havia feito 118 chamadas falsas (trotes) para o serviço de emergência da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).
Na última ligação, a atendente ficou conversando com o homem enquanto o telefone de origem da chamada era rastreado e uma viatura da Polícia Militar se deslocava até o endereço para fazer a prisão em flagrante.
Ele foi enquadrado no artigo 265 do Código Penal , que prevê o crime de interrupção de serviço de utilidade pública e estabelece pena de um a cinco anos de reclusão. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Ceará, o homem já respondia processo por furto, roubo e formação de quadrilha. Ele aguardará julgamento na carceragem da delegacia.
Atualmente, no Ceará, 32% das ligações telefônicas recebidas pelos serviços de urgência são trotes. O número é menor que o registrado no ano passado, 42%. Os serviços de segurança pública atribuem a queda ao trabalho de conscientização feito em escolas públicas, de onde eram feitos muitos chamados, sempre em horário de recreio dos alunos.