Acusado de liderar assaltos com explosivos a bancos é preso no RS
Após 4 meses de investigação, a polícia prendeu o suspeito de liderar uma quadrilha de assaltos a bancos no interior do Rio Grande do Sul. Fernando Maikon Costa, 26 anos, foi encontrado às 22h30 de quarta-feira em um apartamento de Novo Hamburgo, município do Vale dos Sinos. O delegado Juliano Ferreira, responsável pela prisão, atribui a Costa a chefia dos últimos cinco ataques com explosivos a agências do interior gaúcho.
De acordo com o delegado, outros três membros da quadrilha permanecem soltos e são procurados pela polícia. O delegado ainda afirmou que Costa aprendeu na prisão, com o detento Ronaldo Mack, 34 anos, as técnicas para efetuar assaltos com o usos de explosivos. Costa era foragido do regime semiaberto. Ele foi preso em setembro de 2009 por assaltos a bancos, mas ficou apenas oito meses em regime fechado na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas, de onde foi transferido, em regime semiaberto, para a Penitenciária Modulada de Mariante.
Poucos meses depois de fugir da prisão, Costa teria tentado assaltar agências em quatro ocasiões, sem sucesso. No dia 9 de novembro, em Paverama, no Vale do Taquari, a quadrilha conseguiu esvaziar o cofre de uma agência do Banco do Brasil.
De acordo com o delegado Juliano, todos os responsáveis pelos 11 ataques com explosivos a bancos ocorridos neste ano no Rio Grande do Sul já estão presos, à exceção dos três comparsas de Costa.