PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

RJ: peregrinos reclamam de estrutura oferecida na praia de Copacabana

28 jul 2013 - 08h46
(atualizado às 12h04)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Peregrinos enfrentaram filas enormes para usar os banheiros</p>
Peregrinos enfrentaram filas enormes para usar os banheiros
Foto: Giuliander Carpes / Terra

O sol nasceu em Copacabana e a realidade difícil da noite - a temperatura mínima foi de 12 graus, mas na areia da praia, com vento, a sensação térmica era mais baixa - não ficou menos complicada. Os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude tiveram de enfrentar longas filas para suprir as primeiras necessidades do dia. Nesta hora, fez falta a estrutura que eles provavelmente teriam no Campus Fidei, em Guaratiba, que acabou ficando alagado por causa das recentes chuvas que pararam de cair no Rio de Janeiro só na tarde de sábado.

Com artistas, JMJ apresenta versão contemporânea da Via Sacra:

"A parte da estrutura ficou a desejar. Pela mudança de Guaratiba a gente até compreende, mas...", lamenta a estudante paulista Laís Duques dos Santos, 18 anos. "Agora, pela manhã, a fila até nem demorou tanto, meia hora mais ou menos. Mas à noite chegamos a passar 2h30 nela."

Depois de cinco dias de evento em Copacabana, os banheiros químicos ficaram em condições de higiene questionáveis. "É nojento. Tinha de ter alguma manutenção. A gente espera um tempão na fila e quando chega no banheiro ele está fedorento, todo sujo", reclama a também paulista Alessandra Alves Oliveira de Miranda, 31 anos, analista de sistemas. Apesar do frio, alguns peregrinos optaram por urinária na água do mar.

E os peregrinos saem do banheiro e não têm nem onde lavar as mãos. Muitos usaram chafarizes que ficam na avenida Princesa Isabel, nas proximidades de onde o papa Francisco reza a missa de encerramento da JMJ na manhã deste domingo.

"Eles tinham que pensar em por umas torneiras para as pessoas lavarem as mãos. Está faltando higiene", afirma Bruna Andrade Dias, estudante de 21 anos.

<p>Para lavar as mãos, um chafariz foi utilizado de maneira improvisada</p>
Para lavar as mãos, um chafariz foi utilizado de maneira improvisada
Foto: Giuliander Carpes / Terra

O kit peregrino também não agradou a todos. Os fieis que se inscreverem receberam alimentos para o almoço e o jantar de sábado, além do café da manhã e do almoço de domingo. Mas na caixa oferecida pela JMJ não havia nenhuma fruta. "São só alimentos industrializados. É barrinha de cereal, biscoito, essas coisas. Eu não consigo considerar isso um almoço, por exemplo", reclama o estudante Wallace Andrade, 19 anos, que mesmo morando na serra fluminense - é de Cachoeira do Macacu -, passou muito frio à noite na praia. "Nunca tinha passado tanto frio. Não esperava que a vigília fosse tão difícil."

Não foi apenas Wallace que ficou insatisfeito com as "refeições" do kit peregrino. Muita gente procurou as padarias e casas de suco de Copacabana para se alimentar no início da manhã deste domingo. Mas é claro que precisaram enfrentar mais filas.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; data-cke-542-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

Papa Francisco no Brasil
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

vc e o Papa
Você já conheceu o Papa Francisco no Brasil? Está na Jornada Mundial da Juventude no Rio ou esteve em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com o Papa.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;Game do Papa&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade