PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Peregrinos ignoram prefeitura e armam barracas em Copacabana

27 jul 2013 - 18h13
(atualizado às 18h40)
Compartilhar
Exibir comentários

Apesar da proibição da prefeitura, peregrinos que participarão neste sábado da vigília da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), na Praia de Copacabana, zona sul do Rio, armaram barracas na orla. A prefeitura liberou o uso de saco de dormir. Eles não param de chegar com malas, roupas, mantimentos e todos os apetrechos que consideram necessários para uma noite fora de casa. Espetáculos musicais estão organizados para entreter os fiéis.

O chileno Alfredo Morando, de 18 anos, disse que não sabia que era proibido armar barracas na praia. "Não faz sentido não poder armar barraca. E, se chover? A maioria é jovem, mas tem idosos também. É só por uma noite", declarou.

A peregrina Edinéia de Almeida Rocha, de 28 anos, que acompanha 67 freiras e estudantes, veio de Mariana Boa Semente (no Ceará) exclusivamente para a jornada e lamentou não poder dormir na praia. "Ontem fui ao Cristo Redentor e resfriei. A maioria do grupo vai ficar para a vigília, mas eu terei que voltar a Nova Iguaçu (Baixada Fluminense, onde está hospedada)", disse, prometendo voltar amanhã para a Missa do Envio, a última celebração do papa Francisco.

Homens da Força Nacional usam veículos blindados para fazer a segurança ao redor do palco dos espetáculos. Vários trechos da orla e de ruas do Leme, onde está o palco principal, estão interditados. Os moradores do bairro reclamam pelas dificuldades de acesso.

"É uma bagunça, tenho que dar a volta no quarteirão para sair no mesmo lugar, e ali onde não deixam eu passar há várias pessoas passando", reclamou Maria do Socorro Nunes, de 55 anos.

<a href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-no-brasil/iframe.htm">veja o infográfico</a>

Papa Francisco no Brasil
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

text"> 

vc e o Papa
Você já conheceu o Papa Francisco no Brasil? Está na Jornada Mundial da Juventude no Rio ou esteve em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com o Papa.

<a href="http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/">Game do Papa</a>
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade