PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Marinha intensifica segurança para JMJ na orla de Copacabana

27 jul 2013 - 19h38
(atualizado às 19h42)
Compartilhar
Exibir comentários

A Marinha do Brasil intensificou a sua atuação na segurança da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), tanto na área marítima do Rio de Janeiro como em estruturas e pontos considerados estratégicos. De acordo com nota divulgada neste sábado pelo Comando do 1º Distrito Naval, o esquema emprega 22 meios navais, entre navios e embarcações de apoio, e mobiliza cerca de 3,3 mil militares.

No mar, estão sendo conduzidas ações de inspeção naval e patrulha naval na orla oceânica do Rio, na Baía de Guanabara, e na área marítima da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, em Angra dos Reis, no litoral sul fluminense.

Em terra, cerca de mil militares dos grupamentos operativos de fuzileiros navais, constituídos para a JMJ, atuam no patrulhamento e no controle de trânsito, e estão prontos para atuar como força de contingência. A área de atuação está dividida em 25 pontos fixos de segurança no eixo de peregrinação, desde a Central do Brasil até o monumento a Estácio de Sá, no Parque do Flamengo.

Agentes de segurança e equipes de operações especiais da Marinha também estão posicionados em Copacabana. Segundo a nota do Comando do 1º Distrito Naval, essas equipes também podem atuar no combate ao terrorismo e na defesa nuclear, bacteriológica, química e radiológica.

Papa Francisco no Brasil
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

vc e o Papa

Você já conheceu o Papa Francisco no Brasil? Está na Jornada Mundial da Juventude no Rio ou esteve em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com o Papa.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade