PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Manifestantes desafiam cristãos durante Vigília da JMJ

27 jul 2013 - 23h19
(atualizado às 23h43)
Compartilhar
Exibir comentários

Um grupo de manifestantes entrou em conflito verbal com os cristãos reunidos na noite deste sábado na praia de Copacabana, durante a Vigília dos mais de 2 milhões de fiéis que aguardam a volta do papa Francisco, no domingo às 10h, para a missa final da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. O embate, embora sem violência física, quebrou o clima de tranquilidade entre os cristãos acampados no local.

<p>Homem imitando Jesus zombou de fiéis com dança como se fosse ave</p>
Homem imitando Jesus zombou de fiéis com dança como se fosse ave
Foto: Felipe Franke / Terra

Um dos manifestantes, com cabelo e barba compridos e sem camisa, imitando a figura de Jesus, fez uma dança como se fosse uma ave e irritou os fiéis. Ele foi vaiado e retirado da plataforma em que subira, e um dos seguranças do local chegou a ligar uma arma de choque para ameaçá-lo.

O grupo do protesto, entre 30 e 50 pessoas, carregava cartazes contra o governador fluminense, Sérgio Cabral (PMDB), e a favor do estado laico, entre outros temas. Eles avançaram até a área onde os fiéis estão reunidos e começaram a zombar dos presentes. Em resposta ao coro confuso dos manifestantes, os cristãos respondiam com orações uníssonas ou com a frase lema da JMJ, "esta es la juventud del Papa" - esta é a juventude do Papa, em tradução literal.

Vigília

Os mais de 2 milhões de fiéis que estão reunidos na praia de Copacabana vão continuar no local até de manhã, quando o Papa Francisco fará a Missa do Envio, às 10h. A celebração é a última do Papa no Brasil e marca o encerramento oficial da Jornada Mundial da Juventude, aberta no dia 22. O pontífice também deve anunciar Varsóvia, na Polônia, como a sede da próxima JMJ. Ao meio-dia o Papa faz a Oração do Angelus e se despede do País - à tarde, estão planejados shows cristãos.

Os fiéis que acompanharam a abertura da Vigília no início da noite, com a presença de Francisco, já levaram sacos de dormir, barracas e outros apetrechos para passar a madrugada no local. O Corpo de Bombeiros pediu que os participantes da JMJ não entrem no mar, no entanto, porque o mar está revolto e a corporação não teria condições de atender a todas as possíveis ocorrências - os números da que já houve só serão divulgados após o evento.

Apesar de muitos participantes terem decidido ficar, muitos também preferiram ir embora. Diferente de ontem, mas não foram informados transtornos para embarcar nos ônibus e no metrô.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;Game do Papa&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

Papa Francisco no Brasil
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

vc e o Papa

Você já conheceu o Papa Francisco no Brasil? Está na Jornada Mundial da Juventude no Rio ou esteve em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com o Papa.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/infograficos/papa-game/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;Game do Papa&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade