PUBLICIDADE

Papa Francisco no Brasil

Jovem que almoçou com o Papa: 'ainda não consegui entender o que ocorreu'

26 jul 2013 - 17h14
(atualizado às 17h16)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Jovens que almoçaram com Papa contaram detalhes do encontro para a imprensa internacional. O argentino Marcelo Galeano disse que foi um encontro "muito simples"</p>
Jovens que almoçaram com Papa contaram detalhes do encontro para a imprensa internacional. O argentino Marcelo Galeano disse que foi um encontro "muito simples"
Foto: Giuliander Carpes / Terra

Depois de rezar o Angelus na sacada do Palácio Arquiepiscopal São Joaquim, na Glória, o papa Francisco almoçou com 12 peregrinos - representantes dos cinco continentes e do Brasil - que participam da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Reunidos por mais de uma hora com o Pontífice, os jovens ainda não conseguiram raciocinar muito bem sobre tudo o que aconteceu devido à emoção de um encontro único na vida de cada um deles.

“Ainda não consegui entender direito o que ocorreu. Foi uma experiência de Deus almoçar com jovens de outras partes do mundo, cada um com experiências diferentes. Não tenho palavras para explicar. Foi um encontro muito simples, mas que jamais imaginava que pudesse acontecer”, disse Marcelo Galeano, o único argentino como Jorge Mario Bergoglio no almoço.

“Para mim foi um presente muito grande. Costumava acompanhá-lo quando o Papa ainda era o arcebispo de Buenos Aires e esta foi a primeira vez que o vi depois da sua escolha”, explicou o jovem, que também comemorou o verdadeiro banquete a que teve direito em tempos em que é difícil para os peregrinos almoçar bem por causa da falta de tempo e do pouco dinheiro disponível.

Papa faz oração do Angelus no balcão do Palácio São Joaquim:

Galeano contou que o cardápio do almoço do Papa com os jovens tinha salada mista na entrada e risoto ao funghi como guarnição. Para o prato principal, os convidados podiam escolher entre escalope com molho ao vinho e legumes ou peito de frango.

O que os jovens mais gostaram foi a sobremesa. Tanto Galeano quanto a colombiana Paula Garcia optaram pelo mousse de maracujá - havia também tortinha de coco com chocolate.

No campo das ideias, a conversa com os jovens não fugiu da pregação que o Papa tem feito nos eventos abertos da JMJ. Segundo Paula, ele falou da necessidade de ter esperança. “Compartilhamos experiências como sobre a situação econômica dos jovens cada vez mais difícil, principalmente nos países europeus. O Papa disse que trabalho dá dignidade e que a juventude necessita encontrar dignidade. Também falou que não somos ilhas, somos comunidade, e não podemos buscar uma vida de solidão.”

Segundo os jovens, o Pontífice mostrou bastante humildade no almoço, que não teve a presença da imprensa ou de membros da organização da JMJ. “Ele disse que não é um senhor que sabe de tudo e também precisa se confessar de vez em quando”, contou Paula.

Papa Francisco no Brasil
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 ocorre entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. O evento, realizado a cada dois ou três anos, promove um encontro internacional de jovens católicos com o Papa. A última edição da JMJ ocorreu em 2011, em Madri, na Espanha, e reuniu cerca de 2 milhões de pessoas, de mais de 190 países. O JMJ 2013 marca também a primeira grande visita internacional do papa Francisco desde sua nomeação como líder máximo da Igreja Católica, em 13 de março deste ano.

vc e o Papa
Você já conheceu o Papa Francisco no Brasil? Está na Jornada Mundial da Juventude no Rio ou esteve em Aparecida? Participe do vc repórter e envie seus relatos, fotos ou vídeos com o Papa.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade